Deputada critica o desempenho do PIB em Pernambuco

Em comparação aos números de 2011, o Estado ficou atrás da Bahia e do Ceará

qua, 27/03/2013 - 17:59
Marionaldo Júnior/LeiaJáImagens/arquivo

A deputada estadual de Pernambuco, Terezinha Nunes (PSDB), durante sessão da Assembleia Legislativa (Alepe) desta quarta-feira (27), criticou o desempenho da economia do Estado em 2012, que em comparação ao ano de 2011, obteve um aumentou 2,3%. O índice é superior ao PIB nacional que chegou a 0,9%, mas segundo a deputada, em relação aos outros estados da região Nordeste há um retrocesso no desenvolvimento. A Bahia teve um desempenho de 3,1% e o Ceará 3,7%.

De acordo com a parlamentar, as justificativas apresentadas pelo executivo estadual, de que a seca do Nordeste contribuiu para o baixo desempenho, não têm fundamento, pois a agropecuária representa somente 5% do PIB estadual.



“O argumento de que a seca foi a responsável por Pernambuco não atingir a estimativa traçada para o PIB também cai por terra quando verificamos que o impacto da estiagem no Ceará (-20,1%) foi muito maior do que em Pernambuco (-15%)”, comentou Terezinha.



Ela reforçou que o Governo de Pernambuco deveria evitar a antecipação do debate eleitoral e se preocupar mais com os números da economia do Estado. “Chegou o momento do governador que só pensa em mídia se debruçar sobre esses números”, aconselhou.



Em defesa, o deputado e líder do governo, Waldemar Borges (PSB),  contou que Pernambuco cresce em números positivos, a cima da média nacional e com geração de emprego se for levar em conta a conjuntura econômica nacional.

COMENTÁRIOS dos leitores