Quem votou a favor da PEC 37?
Os parlamentares favoráveis a proposta são do DEM, PR, PSD, PSDB e PTdoB
Depois da onda de protestos que tomou as ruas brasileiras em várias cidades do País e reivindicaram entre outras coisas, a PEC 37, 441 deputados federais votaram nessa terça-feira (25) a matéria em Brasília. De autoria de um parlamentar do Maranhão, Lourival Mendes (PTdoB), a proposta tinha o intuito de conceder o poder de investigação criminal com exclusividade para as polícias federais e civis, retirando a atribuição de alguns órgãos e, sobretudo, do Ministério Público (MP). Mesmo com o clamor da população e com a rejeição de 430 parlamentares, nove deles concordavam com a ideia. Conheçam quais são:
Os nove parlamentares favoráveis à iniciativa que motivou as manifestações por todo o pais são dois do partido Democratas: Mendonça Prado, de Sergipe, e Abelardo Lupion, do Paraná; dois do PSD: João Lyra de Alagoas e Eliene Lima de Mato Grosso; dois do PR: Valdemar Costa Neto de São Paulo e Bernardo Santana de Vasconcelos de Minas Gerais e dois do PSDB: os tucanos João Campos de Goiás e Sérgio Guerra de Pernambuco. Este último justificou via Twitter que houve uma confusão e seu voto foi um engano. Além dos oito deputados citados, o autor da proposta, Lourival Mendes também foi favorável à matéria.
Iniciada por volta das 21h14, a votação durou menos de 40 minutos encerrando às 21h46 com 430 votos favoráveis, nove contra e duas abstenções. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) não votou em cumprimento ao Artigo 17 do Regimento Interno da Câmara. A norma prevê que o presidente não vota, a não ser se houver empate.