Plebiscito é aceito por brasileiros, aponta Datafolha

A iniciativa de Dilma propor um plebiscito para destravar a reforma política é aceita por 68%

sab, 29/06/2013 - 12:22
Antônio Cruz/ABr A presidente se reuniu esta semana com diversas lideranças partidárias para discutir sobre a realização de um plebiscito Antônio Cruz/ABr

Segundo dados anunciados neste sábado (29), pelo Instituto Datafolha, 68% dos brasileiros acreditam que Dilma agiu bem ao sugerir uma consulta popular as mudanças na Constituição, através da Reforma Política. Apenas 19% avaliaram atitude como péssima e outros 14% não souberam responder.

Questionados sobre aprovar ou não a reforma política, 73% afirmaram que são a favor da apreciação desse tema por parte do grupo de eleitos. Já as opiniões contrárias somam 15%. O apoio ao plebiscito ocorre de forma mais ou menos uniforme entre homens e mulheres e em todas as faixas de renda, idade e escolaridade. No Nordeste, a aceitação é de 74% e no Sul de 57%.

Para o cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Adriano Oliveira, a aprovação da população vem a ser questionável supondo que a mesma não conheça o significado tanto de plebiscito como de reforma política. "A questão principal é se a população sabe o que é reforma política e plebiscito. Elas podem estar concordando com algo que não sabem o que é, apenas por conveniência", pontuou.

COMENTÁRIOS dos leitores