Vacinação contra HPV:mais uma lei ainda no papel
O Projeto de Lei, de autoria de Rogério de Lucca, sancionado desde janeiro pode ser executado no segundo semestre
A vacinação que previne o HPV é Lei no Recife desde janeiro, mas a medida ainda não saiu do papel. O projeto de autoria do vereador Rogério de Lucca (PSL) está previsto para ser executado a partir do segundo semestre. Segundo o parlamentar a Prefeitura está realizando licitações para escolher qual laboratório fará a aplicação das doses, em mulheres a partir dos 9 anos em maternidades e policlínicas municipais.
Enquanto a Lei não entra em vigor, prefeitos e vereadores de outras cidades têm copiado o projeto. O Governo Federal anunciou a vacinação com data prevista para 2014. No Brasil, poucos municípios oferecem essa prevenção gratuitamente.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de doença mais comum entre as mulheres, sendo responsável pelo óbito de 275mil mulheres por ano. No Brasil, em 2012, foram registrados 17.540 novos casos, com o risco de 17 para cada 100 mil mulheres. O vereador, que também é médico, explica que a vacina pode diminuir a ação viral da doença. “O câncer pode ocorrer décadas após a infecção do HPV e a vacina quadrivalente minimiza a ação viral e dará melhor condição de saúde física e psíquica para a mulher”, disse.
De acordo com a Lei, a Secretaria Municipal de Saúde deverá programar e promover campanhas de esclarecimento à população sobre o HPV, suas formas de transmissão e prevenção, divulgando-as de forma ampla através dos diversos veículos de mídias em operação no município, tanto na área pública como na área privada. Além de realizar campanhas anuais de vacinação da população feminina contra o HPV, com ampla divulgação pelos meios de comunicação públicos e privados.