Armando Souto (PDT) é o novo prefeito de Água Preta
Segundo o TRE-PE o pleito teve 211 votos em branco e 465 nulos
Com 8.455 votos, o candidato Armando Souto (PDT) venceu a eleição suplementar da cidade de Água Preta, Mata Sul de Pernambuco, neste domingo (3). Com vitória apertada em virtude da disputa, o pedetista obteve 51,62% dos votos válidos. Apesar da derrota, Eduardo Coutinho (PSB) teve o apoio de 7.924 eleitores.
O novo pleito ocorreu na cidade porque o vencedor da eleição em 2012, Armando Souto, teve o registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral. Mesmo sendo impossibilitado de concorrer, o candidato manteve seu nome nas urnas do município.
No início de 2013, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) considerou como válidos os votos brancos e originalmente nulos para aferição do total. Entretanto, para o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Neves, a decisão regional ofendeu o artigo 77, parágrafo 2º, da Constituição Federal, onde considera que será considerado eleito o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos não computados (em branco e os nulos). Por isso, foi determinada a realização de novas eleições.
Apesar da concorrência acirrada no município, Armando Souto já esperava a vitória. Em entrevista ao portal LeiaJá, horas antes do resultado, ele já garantia ser o vencedor, e inclusive, afirmou cuidar prioritariamente da saúde e da educação de Água Preta.
Além dos votos obtidos pelos dois postulantes, o TRE-PE, registro 211 votos em brancos e 465 nulos, de um total de 22.621 eleitores. Em todo o Brasil, além da cidade da Mata Sul, outras cinco realizaram eleições suplementares.