Senado deve concluir votação da PEC do voto aberto
Há um acordo para que a votação da matéria seja concluída nesta terça-feira (26). PEC foi aprovada em primeiro turno
O Senado deve concluir, nesta terça-feira (26), a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata sobre o voto aberto. A matéria foi aprovada, em primeiro turno, há duas semanas passadas com 54 votos favoráveis, dez contrários e uma abstenção.
A proposta põe fim ao voto secreto em todo o Legislativo. Dessa forma, todas as deliberações na Câmara, no Senado, nas assembleias legislativas, na Câmara do Distrito Federal e na câmara dos vereadores. A votação não tem consenso em todos os pontos e alguns senadores querem mudar o texto.
Três destaques serão analisados. Um deles é o que trata sobre o voto nas deliberações do Congresso Nacional, da Câmara e do Senado. "Esse é um ponto polêmico. Nem todos concordam com isso. Por exemplo, ficaria aberta a eleição das Mesas Diretoras do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Além de eleição de dirigentes e votação de autoridades, como os ministros do Supremo Tribunal Federal. Tudo isso a gente entende que a votação deve ser secreta", explicou o senador Romero Jucá (PMDB-RR).
Segundo ele, apesar de não haver consenso sobre os destaques, há um acordo para concluir a votação da matéria.