Dirceu pede para postar em blog de dentro da cadeia

O petista também quer de volta o direito de conceder entrevistas

por Giselly Santos qui, 05/12/2013 - 13:15
Clélio Tomaz/LeiaJaImagens/Arquivo Apesar da prisão, a página de Dirceu na internet segue sendo atualizada Clélio Tomaz/LeiaJaImagens/Arquivo

A defesa do ex-ministro José Dirceu (PT) condenado pela Ação 470, que versa sobre o Mensalão, solicitou à Justiça a autorização para que o petista voltasse a escrever em seu blog, mesmo preso. Os advogados justificaram o pedido sob o argumento de que os presos também têm direito à informação e de se expressar.

No pedido à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, segundo a Folha de São Paulo, o advogado José Luis Oliveira Lima cita que a Lei de Execução Penal estabelece como direito dos presos "o contato com o mundo exterior por meio de correspondência escrita, da leitura e de outros meios de informação". Por isso, na visão de Lima, o direito à liberdade de expressão e informação está garantido aos presos. 

Na petição, Dirceu não explica os detalhes sobre como pretende fazer para alimentar seu blog, e também solicita a autorização para receber, em sua cela, jornais e revistas, além de ter o direito de dar entrevistas. Apesar da prisão, a página de Dirceu na internet segue sendo atualizada com artigos, reportagens e fotos. Grande parte das manifestações são de apoio a ele.

O pedido de Dirceu deve ser analisado pelo juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal Bruno Ribeiro. Foi ele que, ao autorizar o tratamento do ex-presidente do PT José Genoino fora da Papuda, o proibiu de dar entrevistas. Não há data para a resposta ao pedido do ex-ministro, que tem prioridade na análise de seu processo por ter 67 anos, a tramitação preferencial lhe é assegurada pelo Estatuto do Idoso.

 

COMENTÁRIOS dos leitores