Comissão discute prejuízos com apagões no setor rural

Grupo levantou uma série de problemas que pode ocorrer se houver outras panes no setor elétrico

qui, 27/02/2014 - 17:16

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) relatou, durante audiência pública, nesta quinta-feira (27), no Senado, uma série de problemas que ocorrem com as interrupções de energia elétrica. A queda de produtividade da lavoura, a falta de material para movimentação de grãos, e os prejuízos com a falta de refrigeração para produtos estocados foram alguns dos pontos levantados pelos parlamentares. 

“A situação está se agravando por falta de investimentos nas linhas de transmissão, pois não basta produzir energia, se não se leva essa energia ao consumidor. E por problemas de manutenção das linhas existentes”, frisou a senadora Ana Amélia (PP-RS), que sugeriu a realização do debate.

Para o representante da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Cristiano Palavro, a expansão de atividades, como irrigação e beneficiamento de produtos, já estaria comprometida por falta de energia elétrica.

“Apesar de existir crédito do governo federal para incentivo a pivôs centrais e armazéns, os projetos ficam parados nas instituições financeiras, aguardando a liberação de carga elétrica por parte das concessionárias, o que gera imensa estagnação dessas atividades e prejuízos à economia do país como um todo”, disse.

Além da perda de produção, os agricultores enfrentam problemas pela queima dos equipamentos, decorrente de oscilações na rede quando do retorno do fornecimento de energia elétrica após os apagões. “Quem é que indeniza?”, questionou Ana Amélia, ao observar que ao prejuízo com o equipamento danificado se soma à perda de produção.

COMENTÁRIOS dos leitores