Líderes podem definir abrangência da CPI da Petrobras hoje

Impasse é se a comissão será exclusivamente do Senado ou terá a participação da Câmara Federal

por Giselly Santos ter, 06/05/2014 - 12:14

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou, para a tarde desta terça-feira (06), uma reunião com os líderes partidários do Senado e da Câmara para resolver o impasse sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar denúncias envolvendo a Petrobras. Existem dois requerimentos aprovados sobre a abrangência do colegiado, uma para que seja composta apenas por senadores e outro com a participação dos deputados federais. 

Governo e oposição seguem em desacordo em relação à questão. Para o líder do DEM na Câmara, o deputado Mendonça Filho, a apuração mista tem "mais força e poder". "Defendo a CPI mista até porque não dá para você abrir mão da participação da Câmara. Esse é um assunto que o Congresso precisa apurar", cravou. 

Já para o senador Humberto Costa e líder do PT na Casa, a CPI mista vai cravar "mais disputas políticas do que investigação". "A CPI da Petrobras no Senado tem condições de fazer um resultado muito mais sereno e chegar ao que a população deseja que são as investigações de supostas irregularidades da Petrobras. Já tivemos episódios de CPI mistas como a do Cachoeira  que foram oito meses de ataques recíprocos e no final, não tivemos nenhuma resolução nem relatório”, exemplificou Costa. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores