Conheça os 39 deputados da Alepe que tentarão reeleição

Só do PSB, 14 parlamentares buscarão continuar no mandato. Já o PT fica em segundo lugar no ranking com quatro nomes

por Élida Maria qua, 07/05/2014 - 05:06

Em ano de eleição as esferas políticas tendem a mudar. Uma dessas alternâncias será na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), porém dos 49 deputados estaduais que atuam na Casa Legislativa, 39 desejam ser reeleitos e permanecer operando no âmbito estadual. Dentre esses, o partido com mais representativa no Palácio Joaquim Nabuco é o do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Só do PSB são 14 parlamentares na corrida eleitoral contra as demais legendas. 

Apesar de a maioria desejar continuar na Alepe alguns deputados seguem rumos federais, outros ainda estão indecisos e poucos não disputarão às eleições nesse ano como os parlamentares Botafogo Filho (PDT) e Leonardo Dias (PSB).

Dos que buscam a reeleição, alguns nomes são veteranos na vida política e já atuaram, por exemplo, na gestão do governo estadual, principalmente os do PSB que somam 14: Adalton Santos, Aglaison Júnior, Aluísio Lessa, André Campos, Ângelo Ferreira, Clodoaldo Magalhães, Diogo Moraes, Francismar Pontes, Laura Gomes, Marcantônio Dourado, Raimundo Pimentel, Raquel Lyra, Vinicius Labanca e Waldemar Borges. 

Tirando os socialistas, outras 13 legendas também estarão no páreo em busca de reconfirmarem a vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O PT da presidente Dilma Rousseff (PT) fica em segundo lugar no ranking de representatividade com os deputados Sérgio Leite, Manoel Santos, Teresa Leitão e Odacy Amorim.  

Em terceiro lugar ficaram o PTB do senador Armando Monteiro com os políticos Sílvio Costa Filho, Júlio Cavalcanti e Augusto César, o PSDB do senador Aécio Neves com os parlamentares Terezinha Nunes, Eduardo Porto e Antônio Moraes, o PMDB do senador Jarbas Vasconcelos com Ricardo Costa, Gustavo Negromonte e Tony Gel e o PP do deputado federal Eduardo da Fonte, representados por Zé Maurício, Everaldo Cabral e Pastor Cleiton Collins. Este último deverá contar também com apoio da classe evangélica. 

Outras legendas possuem menos deputados, mas não tiram seus méritos diante da disputa. Com dois futuros postulantes seguem o PR e o PDT. O primeiro tem os nomes de Alberto Feitosa e Henrique Queiroz. Já entre os pedetistas o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa e Pedro Serafim Neto são os nomes já colocados para a disputa.  

Além desses, seis partidos terão apenas uma representatividade na corrida eleitoral do próximo dia 5 de outubro. No DEM, a disputa terá Maviael Cavalcanti. No PMN e PTC, haverá Ramos e Eriberto Medeiros, respectivamente. Já no PSD Rodrigo Novaes será o responsável pela reeleição e no PRP o incumbido é Rildo Braz. 

Com atuações políticas há quase quatro anos e muitos deles participantes de Comissões Parlamentares importantes no Palácio Joaquim Nabuco, os pré-candidatos deverão ter campanhas à reeleição intensas e também, formarão palanques aos demais postulantes ao Governo do Estado, ao Senado e até à presidência da República. Fora isso, os políticos concorrerão entre si e entre os novos nomes que já estão sendo postos para a disputa como os dos vereadores Osmar Ricardo (PT), Priscila Krause (DEM) e Aline Mariano (PSDB).

COMENTÁRIOS dos leitores