Políticos lamentam morte de Ariano Suassuna

Presentes no Hospital Português, ou nas redes sociais, políticos se pronunciam sobre falecimento do dramaturgo

por Alex Ribeiro qua, 23/07/2014 - 20:54

Muitos políticos foram ao Hospital Português logo depois da notícia do falecimento do escritor Ariano Suassuna. Outras figuras públicas lamentaram pelas redes sociais a morte do dramaturgo. Ele faleceu em decorrência de um AVC nesta quarta-feira (23). 

Segundo o prefeito Geraldo Julio (PSB), Ariano era uma pessoa muito querida pelas pessoas. “A gente fica meio desnorteado para relacionar um momento de tristeza com o que ele (Ariano) construiu mas, com certeza, depois desse momento, vamos lembrar das coisas boas.  (...) Eu vivi muito intensamente essa aproximação que tive com ele, e vou carregar esses últimos momentos com muita intensidade”, disse o gestor.

De acordo com o ex-ministro e postulante ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), Ariano era um ícone da cultura pernambucana. “A gente perde muito. Perde um militante, um homem apaixonado pelo Brasil, um homem que tinha dentro dele uma identidade forte nordestina, e eu perco um amigo, me aproximei dele na época que fui secretário de Miguel Arraes. (...) Mas o que marca mais em Ariano é o grande analista que ele se transformou. Sempre vem a lembrança o hino do Rosarinho que ele cantou na vitória de Campos em 2006”, lamentou.

Para o deputado e candidato a vice-governador, Raul Henry (PMDB), Ariano conseguiu construir uma síntese entre o popular e o erudito. “Só os gênios criam uma nova estética, é assim na história da cultura e da arte”, afirmou o parlamentar.

Candidato ao governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), foi defensor das raízes pernambucanas. “No campo político ele também sempre esteve junto com as forças populares. As forças que estiveram juntas com Pelópidas, Arraes, Eduardo. Então é uma perda irreparável para todos nós”, relatou.

Também postulante ao Governo do Estado, o senador Armando Monteiro (PTB) lançou uma nota dizendo que “Pernambuco chora a perda de Ariano Suassuna”. “O grande, mestre das palavras e do sentimento mais profundo da alma nordestina. Com a sua partida fica o vazio intelectual, mas, sobretudo, o vazio humano, pela sua imensa capacidade de entender, traduzir e amar os pernambucanos, os nordestinos, os brasileiros. Hoje é um dia muito triste para mim", lamentou o parlamentar.

Também em nota, o senador Humberto Costa ressaltou que Ariano foi um dos mais autênticos artistas e escritores do Brasil. “Além de ser uma pessoa humana encantadora, era um homem de bem com a vida. Para todos nós, é muito triste viver esse momento. Ele que era o paraibano mais pernambucano que se poderia conhecer. Acho que o Brasil todo hoje chora essa perda porque Ariano representava uma grande unanimidade no nosso país”, declarou.

 

COMENTÁRIOS dos leitores