Conheça as principais propostas de Zé Gomes

qui, 25/09/2014 - 18:19
Marianne Daffne/LeiaJáImagens/Arquivo O candidato afirma que Educação é o maior problema do estado Marianne Daffne/LeiaJáImagens/Arquivo

Candidato ao Governo de Pernambuco pelo PSOL, Zé Gomes tem como prioridade de governo a educação e a extinção das organizações sociais na saúde pública. Se eleito, Zé Gomes pretende também encerrar as atividades dos terminais integrados ônibus/ônibus e a reconstrução da política de segurança pública do estado.

Confira agora os principais pontos do programa de governo do candidato: 

- Criar uma rede de ensino pública única, onde a mesma estrutura seja disponibilizada em todas as unidades da rede com professores, merenda e infraestrutura adequada ao ensino.  

- Valorização dos profissionais de educação. Equidade salarial dos professores para que todos recebem o mesmo salário. 

- Abertura de concurso público para que os contratos temporários dos professores sejam encerrados. Professores contratados não conseguem dar continuidade ao trabalho e precisam ser trocados ao final do contrato.  

- Reconstruir a política de segurança pública com a participação popular. Chamar uma conferência estadual de segurança pública que está prometida há cinco anos e ainda não foi convocada. 

- Devolver a dignidade do usuário do transporte público de passageiros, para isso, as atividades dos terminais integrados ônibus/ônibus serão encerradas e as integrações de ônibus/Metrô serão fortalecidas. Implantar o bilhete único para o trabalhador.

- Reconstrução do consórcio Grande Recife sobre a perspectiva do usuário do transporte. Hoje os empresários são remunerados pela quantidade de viagens, e não pela quantidade de passageiros que rodam as catracas. Estabelecer outro modelo na câmara de compensação do transporte público, que garanta dignidade ao transporte e não privilegie apenas o lucro dos empresários. 

- Implantação do passe livre para a juventude. Política pública necessária para dar garantia ao acesso a educação, a cultura e o lazer. Faz parte de uma política mais ampla de inclusão social que precisa ser implementada no estado. 

- Acabar com a participação das OS (organizações sociais) nas unidades hospitalares com o encerramento dos contratos existentes para que essas organizações deixem de administrar as UPAS e Hospitais. Fortalecer a saúde como serviço público. 

- Acabar com as Parcerias Público-Privadas. 

- Fortalecer os espaços institucionais de participação popular e controle social. Com a participação da população é que se resolve os problemas do estado.   

COMENTÁRIOS dos leitores