Quinto mandato: Uchoa é eleito presidente da Alepe

Pedetista conquistou 38 votos dos parlamentares

por Giselly Santos dom, 01/02/2015 - 22:03
Rinaldo Marques/Alepe Entre as metas para os próximos dois anos, Uchoa disse que a prioridade dele será concluir as obras dos prédios anexos da Alepe Rinaldo Marques/Alepe

O deputado estadual Guilherme Uchoa (PDT) foi eleito, neste domingo (1º), para o quinto mandato como presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Após mais de três horas de sessão, o nome do pedetista foi confirmado como comandante da Casa Joaquim Nabuco para o próximo biênio 2015-2016. Ele recebeu 38 votos dos presentes. 

O novo mandato de Uchoa inicia cercado de diversas polêmicas iniciadas com a possibilidade de ser inconstitucional a participação do presidente na disputa. O "mandato perpétuo" de Uchoa teve início em 2006. Entre as metas para os próximos dois anos, Uchoa disse que a prioridade dele será concluir as obras dos prédios anexos da Alepe.  

Dos adversários de Uchoa, Rodrigo Novaes (PSD) recebeu cinco votos e Edilson Silva (PSOL) um voto, o dele mesmo. Na contagem de votos em branco, foram efeutados cinco. 

O favoritismo de Uchoa foi se consolidando nos últimos oito anos quando presidiu a Casa em consonância ao Poder Executivo, que teve à frente de 2006 a abril de 2014 o ex-governador Eduardo Campos (PSB). Entre os pares, o pedetista é conhecido como aquele que tem livre acesso aos três poderes estaduais e, principalmente, o presidente que buscou não causar impasses a gestão socialista. 

Guilherme Uchoa inicia nesta legislatura o sexto mandato de deputado estadual, em outubro ele foi reeleito com 69.785 votos quase cinco vezes a mais do que na primeira vez que disputou um mandato parlamentar, em 1994, quando foi eleito pelo PMDB com 16.137. 

Antes de iniciar a hegemonia como presidente da Alepe, Uchoa migrou por diversos cargos da Mesa Diretora da Casa. Ele foi 1º vice-presidente no biênio de 1995/1996, 1º secretário nos anos de 1999 e 2000 e 2° secretário na legislatura seguinte. 

As atribuições do presidente da Alepe

Não é a toa que a disputa pelo cargo de presidente da Alepe é alvo de polêmicas. Agora reeleito, Uchoa tem renovadas as atribuições direcionadas ao cargo. A primeira dela é a de se tornar governador de Pernambuco, caso Paulo Câmara (PSB), precise se ausentar do país ou do estado por um período de tempo e o vice-governador, Raul Henry (PMDB), também esteja impossibilitado de ocupar o Palácio do Campo das Princesas.

Ele também tem o poder de definir o que entrará na pauta de votação da Casa e pode promulgar as Leis aprovadas pelos deputados que não necessitam na sanção do governador ou tenha o veto do Executivo derrubado. 

Ainda consta na lista de atribuições do pedetista, a responsabilidade de instaurar as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e dar início a um possível impeachment contra o governador. Por fim, mas não menos importante, também é pertinente a Uchoa ampliar as articulações entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. 

COMENTÁRIOS dos leitores