PTB critica Dilma e se coloca contra aumento de impostos
Mesmo com os petebistas pernambucanos inseridos na gestão da presidente como é o caso de Armando Monteiro, a legenda não poupou a petista
Integrante da base aliada do governo e com líderes parceiros da gestão Dilma Rousseff (PT), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) não poupou críticas ao governo federal durante propaganda eleitoral exibida na noite dessa quinta-feira (21). Na veiculação de dez minutos apresentada pela presidente nacional do PTB, deputada Cristiane Brasil (RJ), a legenda se posicionou contra ao aumento de impostos.
"Os impostos são dinheiro que sai do seu bolso para o governo fazer obras e serviços que deveriam garantir uma vida melhor para todos. Mas cadê a saúde? Cadê a segurança? Cadê a educação? O governo, que já torra o seu dinheiro, agora diz que vai precisar de ainda mais, e está querendo mais dinheiro do trabalhador. Ninguém aguenta mais essa situação”, disparou Cristiane Brasil.
No programa, o PTB explicou que o governo federal não tem outra fonte de recursos a não ser o dinheiro que tira do trabalhador por meio dos impostos. O partido, na propaganda, falou também sobre o déficit público, que é a diferença entre o que o governo arrecada e o que gasta. “Déficit público é a dívida que o governo faz. Agora, se você estivesse com dívidas, faria o que todo mundo tem que fazer, que é cortar despesas. Mas o governo não quer cortar despesas, cortar mordomias, cortar ministérios. Ele quer passar a conta para outro pagar. E você sabe quem é esse outro? É você [brasileiro]”, disse a presidente do PTB.
Durante a propaganda outros líderes petebistas também se pronunciaram como o deputado Ronaldo Nogueira (RS). Ele lembrou que o atual governo aumentou a conta de luz e a gasolina no início deste ano de 2015. “E agora querem aumentar outros impostos. Mexeram nos seus direitos trabalhistas e mexeram até na sua aposentadoria”, criticou.
O vice-presidente nacional do PTB, deputado Benito Gama (BA), também esteve presente no programa e engrossou as alfinetadas ao governo. “O governo não tem outra fonte de recursos que não seja o seu dinheiro, que você ganha com o seu próprio trabalho. Não existe essa coisa de ‘dinheiro público’. O dinheiro é seu. Ouviu falar em déficit público? É seu dinheiro também. Ouviu falar em aumento de impostos? É o seu bolso que vai ficar mais magro”, acrescentou Benito.
“(...) O governo tem que aprender a manter as suas contas em dia. Toda empresa tem que fazer isto, toda dona de casa faz. Então, se a arrecadação de impostos não dá para pagar as despesas, que se cortem as despesas do governo, que acabem com a roubalheira. Mas jamais, jamais avançar sobre o seu dinheiro. Porque para nós do PTB, a verdadeira justiça social é dinheiro no bolso de quem trabalha”, concluiu a presidente Cristiane Brasil.
PTB-PE – Divergente das duras críticas exibidas nos veículos de comunicação, os integrantes do partido em Pernambuco como o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro (PTB) e os deputados estaduais como Sílvio Costa Filho (PTB), entre outros defendem ferrenhamente a gestão de Dilma, mesmo contrariando a posição majoritária do partido.