Movimento apoia oposição para ampliação do Passe Livre

Sílvio Costa Filho recebeu o apoio durante Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), em Garanhuns

por Élida Maria ter, 23/06/2015 - 09:21
Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo O deputado deseja que o governo aumento o número de beneficiados com a proposta Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo

A proposta do líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), de ampliar o Passe Livre para estudantes de outras instituições não citadas pelo Governo ganha o apoio de entidades do movimento estudantil de Pernambuco. Nesse domingo (21), durante o encerramento do Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), em Garanhuns, representantes da entidade estadual, da União Nacional dos Estudantes(UNE) e da União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES) manifestaram apoio à proposta.

Com o objetivo de ampliar para mais estudantes pernambucanos o benefício do Passe Livre, o petebista deseja que os docentes  da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), alunos do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES) tenham direito de usufruir da proposta.

Um projeto de lei ordinária (278/2015), apresentado pelo Governo do Estado e aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, concede o Passe Livre para estudantes cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE), que estudam e moram na Região Metropolitana, e alunos da rede estadual de ensino. A proposta de Costa Filho – que votou favoravelmente ao projeto do Governo – é incluir no projeto cotistas da UFPE, UFRPE, PROUNI e FIES. “Não podemos tratar iguais como diferentes”, afirma o parlamentar, que na última semana apresentou uma Carta Aberta ao Governador Paulo Câmara defendendo sua proposta.

Ao final do encontro, os estudantes aprovaram uma moção de apoio ao projeto do deputado Silvio Costa Filho e sugeriram que estudantes do PRONATEC também possam se beneficiar com o Passe Livre.

 

COMENTÁRIOS dos leitores