Paulo Câmara quer levar casos de microcefalia para Dilma
Governador vai sugerir que a presidente implante um Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses
O governador Paulo Câmara encaminhou um ofício a presidente Dilma Rousseff (PT), nesta quarta-feira (25), solicitando uma audiência “em caráter de urgência” para discutir o aumento no número de casos de microcefalia no Estado. A doença tem acometido bebês nascidos em Pernambuco. Entre os dias 27 de outubro e 22 de novembro foram registrados 487 casos. No pedido encaminhado ao Palácio do Planalto na manhã de hoje, o gestor classificou a questão como uma “gravíssima situação”.
No texto, Paulo Câmara relata o aumento das notificações de dengue em 580% este ano, em comparação como o mesmo período de 2014, resultando em 117.250 notificações em 2015, com 61 municípios pernambucanos em situação de risco de epidemia de dengue e 78 em situação de alerta para a epidemia.
“Preocupa-nos, ainda, senhora presidente, o fato de que, tendo isolado o vírus chikungunya no Estado de Pernambuco, em agosto de 2015, já temos – hoje – 785 casos notificados, fato que nos aponta a urgente necessidade de discutimos a bases de um Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses, para cuja implantação é imprescindível o apoio de Vossa Excelência”, defendeu o governador. Arbovírus é um vírus transmitido por artrópodes, como os mosquitos, caso da dengue, chikungunya e zika.
Ao final do ofício, Paulo Câmara diz que está certo de contar com o “costumeiro apoio” da presidente da República, “na expectativa de que logo possamos dar consequência às soluções de que tanto necessita o povo pernambucano, neste momento”.