Oito das dez maiores bancadas são a favor do impeachment
PMDB, PSDB, PP, PSD, PSB, DEM, PRB e PTB referendaram a postura a favor do impeachment, já PT e PR são contra o processo
Dos dez partidos com as maiores bancadas na Câmara dos Deputados, oito recomendaram que seus deputados votem a favor da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), na tarde deste domingo. Os líderes do PMDB, PSDB, PP, PSD, PSB, DEM, PRB e PTB proferiram seus discursos orientando a admissão do pedido protocolado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaina Paschoal. A maioria das siglas votou acompanhando o relator do processo pela abertura do impedimento, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO).
Apenas os líderes do PT e do PR declararam apoio a presidente. Apesar da maioria, 15 líderes vão proferir suas posturas. Após o fim das recomendações, os parlamentares iniciam a votação nominalmente. No microfone, eles vão votar sim, não ou abstenção. Cada um terá 10 segundos para divulgar o posicionamento.
Para aprovar a abertura do processo, são necessários, no mínimo, 342 votos. Caso isso aconteça, o pedido será encaminhado para o Senado, que instalará uma comissão especial para dar um novo parecer e afasta automaticamente a presidente Dilma Rousseff.