Comissão do impeachment retoma oitivas na segunda (13)

As testemunhas, de acordo com o cronograma de trabalhos, devem ser ouvidas pelos senadores até o próximo dia 20

por Giselly Santos qui, 09/06/2016 - 17:01

A comissão especial do impeachment dá seguimento, na próxima segunda-feira (13), às oitivas das testemunhas de acusação no processo de cassação do mandato da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).  Serão realizados quatro depoimentos. Já na terça-feira (14), às 11h, o presidente do colegiado, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), agendou a arguição de outras cinco pessoas, todas requisitadas por integrantes da comissão. 

Ainda não foi divulgada a data da oitiva dos outros seis nomes sugeridos pelos senadores. Pela defesa de Dilma Rousseff devem ser ouvidos até 40 indicados, cujos nomes serão apresentados ao relator da comissão, Antonio Anastasia (PSDB-MG), até a noite desta quinta-feira (9).

Estão convocados para segunda-feira Leonardo Albernaz, secretário de Macroavaliação Governamental do Tribunal de Contas da União (TCU); Tiago Alvez Dutra, secretário de Controle Externo do TCU; Marcus Pereira Aucélio, ex-subsecretário de Política Fiscal do Tesouro Nacional; e Esther Dweck, ex-secretária da Secretaria de Orçamento e Finanças.

Na terça-feira, serão ouvidos Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES; Marcelo Saintive, ex-secretário do Tesouro Nacional; André Nassar, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura; Gilson Bittencourt, ex-secretário adjunto da Casa Civil da Presidência da República; e Marcelo Amorim, ex-coordenador-geral de Programação Financeira do Tesouro Nacional.

A comissão começou a etapa de oitivas nesta quarta (8), em reunião que se estendeu até a madrugada de hoje. Já foram ouvidas duas testemunhas indicadas pela acusação e duas pelos senadores. Esta fase, conforme calendário aprovado na comissão, está prevista para ser concluída até 20 de junho, mas poderá ser prorrogada, caso seja preciso mais tempo para que os senadores ouçam todas as testemunhas arroladas.

COMENTÁRIOS dos leitores