Caso impeachment não aconteça, Dilma quer fazer plebiscito

Presidente afastada afirmou que pretende aferir se a população prefere novas eleições ou a continuidade do seu governo

por Giselly Santos sex, 10/06/2016 - 13:31

A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) defendeu a realização de uma consulta popular caso o Senado não decida pelo seu impedimento. Em entrevista concedida à TV Brasil, na noite dessa quinta-feira (9), a petista afirmou que é a população quem tem que decidir se prefere a continuidade do seu governo ou a realização de novas eleições. 

“O pacto que vinha desde a Constituição de 1988 foi rompido e não acredito que se recomponha esse pacto dentro de gabinete. Acredito que a população seja consultada”, disse. Ela criticou os que defendem um semiparlamentarismo, ou eleição indireta, por considerar que isso traria um grande risco ao país. A presidente propôs que haja uma reforma política que discuta o tema. 

"Não temos que acabar com o presidencialismo, temos que criar as condições pela reforma política", disse. “Só a consulta popular para lavar e enxaguar essa lambança que está sendo o governo Temer”, acrescentou.  Segundo Dilma, nos momentos de crise pelo qual o Brasil passou, na história da democracia recente, foi com o presidencialismo que o país superou as crises. 

Ela também voltou a afirmar que o país não vai conseguir superar a crise com um governo interino e disparou criticas contra o presidente em exercício Michel Temer e o presidente da Câmara afastado, Eduardo Cunha, ambos do PMDB. 

Assista a entrevista na íntegra:

*Com a Agência Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores