Em PE, quatro cidades podem ter só um candidato a prefeito

Falta de concorrência se deu pelo indeferimento das candidaturas no TRE-PE. Decisões ainda são passíveis de recurso

por Giselly Santos sab, 10/09/2016 - 13:43

Quatro cidades pernambucanas que tiveram o registro de apenas dois candidatos para o pleito municipal deste ano podem ter uma eleição sem concorrência. Isto porque, com o julgamento dos registros das candidaturas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) indeferiu uma delas.

Em Bom Conselho, no Agreste, a disputa seria protagonizada pelo o Capitão Boanerges (DEM) e o prefeito Dannilo Godoy (PSB), que concorre à reeleição, no entanto, o democrata teve a postulação considerada indeferida pelo TRE-PE por não apresentar o documento de quitação eleitoral. Ele lidera a coligação Muda Bom Conselho [DEM/PDT/PSL/PEN/PSC/PTdoB] e com a definição abre espaço para o socialista que tem uma aliança firmada entre 15 partidos, a Bom Conselho Pra Frente [PP/PT/PTB/PMDB/PR/PPS/PHS/PTC/PSB/PV/PSDB/PRP/PSD/SD/PROS].  

Na também agrestina Caetés, o indeferimento foi ao registro da chapa Frente Popular Caetés [PSB/PSL/PMDB/PR/PV/DEM] por falta de filiação partidária da candidata a vice na chapa, Cláudia Ferreira. A situação jurídica do candidato a prefeito, Benedito Silva, não foi afetada, mas a chapa não poderá concorrer por conta da vice. A chapa adversária [PTB/PTdoB/PSDB/PP/PTC], do petebista Armando Duarte, recorreu da decisão pedindo o indeferimento também de Benedito, mas até o momento isso foi negado.

Hoje, Duarte é o único candidato na disputa. O registro da candidatura dele foi deferido, mas houve interposição de recurso contra. Este, por sua vez, foi julgado improcedente pela Juíza da 130ª Zona Eleitoral e Pernambuco, Priscila Maria de Sá Torres Brandão.

A mesma situação se repetiu em Brejão, também no Agreste, desta vez com um candidato do PSB, Sandoval Cadengue. A estratégia da Frente Popular [PR/PSB/PMDB] na cidade não deu certo e Sandoval renunciou à liderança da chapa após o indeferimento. Para evitar que o pleito acontecesse apenas com a candidatura de Janduhy Melo (PTB), os socialistas registraram outra candidatura, a de Elisabeth Santana, mais conhecida como Beta Cadengue. A candidatura dela aguarda julgamento.   

Já em Chã de Alegria, na Mata Norte do Estado, a chapa Frente Para a Renovação Alegriense [PSB/ PRB/PP/PMDB/PR/PPS/PHS/PTC/PSDB/PEN/SD] também teve a candidatura do vice impugnada, neste caso por enquadramento na Lei da Ficha Limpa. Com isso, a juíza Ana Carolina Avellar Diniz, da 21ª Zona Eleitoral, impugnou o vice Albino Carneiro e o candidato Tarcisio Massena (PSB). A postulação adversária, de Cláudio Honório (PSD), ainda aguarda a avaliação do TRE-PE.

Ainda é possível recorrer dos indeferimentos. A Justiça Eleitoral pernambucana tem até a próxima segunda-feira (12) para deferir ou indeferir as candidaturas registradas para a eleição que acontece no próximo dia 2.

COMENTÁRIOS dos leitores