Em Ipojuca, manifestantes invadem sede da prefeitura

Protesto pede urgência na realização da nova eleição para prefeito do município

por Giselly Santos sex, 06/01/2017 - 10:44

A sede da prefeitura de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi ocupada, na manhã desta sexta-feira (6), por moradores da cidade. Os manifestantes pedem pressa na realização das eleições suplementares para a escolha do novo prefeito já que o pleito de outubro, que elegeu o então candidato Romero Sales (PTB), foi impugnado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde o dia 1°, o município está sendo administrado pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Irmão Ricardo (PTC). 

No prédio, a população exibe cartazes com dizeres como: "A massa elege, a massa expulsa. Fora Carlos [Santana]", "Queremos um governo em prol do povo. #ForaDitador" e "Chega de repressão, democracia já. Eleições já!".

Guardas municipais tentam conter a manifestação que, até o momento, segue pacífica. Em vídeos divulgados nas redes sociais, os manifestantes aparecem com máscaras respiratórias que reduzem o impacto de sprays de pimenta, por exemplo. O artefato foi utilizado pela guarda no último dia 1°, quando manifestantes jogaram cadeiras em protesto a eleição no presidente da Câmara. 

Embed:

O protesto é liderado por aliados a Romero Sales. Com o nome impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) por improbidade administrativa, o petebista não vai poder disputar o novo pleito. Quem vai concorrer no lugar dele é a esposa, Célia Sales. O ex-prefeito Carlos Santana (PSDB) ainda não definiu se disputará novamente a vaga. A nova eleição para prefeito de Ipojuca deve acontecer em abril. O TRE vai definir a data após o fim do recesso. 

COMENTÁRIOS dos leitores