Líder do PSD diz que apoio deve ser à reeleição de Maia

A previsão é de que o anúncio oficial aconteça nesta terça-feira (24)

por Taciana Carvalho seg, 23/01/2017 - 17:02
Marcelo Camargo/Agência Brasil Marcelo Camargo/Agência Brasil

O novo líder do PSD, Marcos Montes (MG), afirmou nesta segunda-feira (23) que o partido deverá apoiar a reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), apesar da candidatura de Rogério Rosso (PSD). O anúncio oficial deve acontecer nesta terça-feira (24).

Mesmo sem oficializar sua candidatura, Maia tem buscado apoio. Nesta segunda, ele recebeu em sua residência uma parte dos deputados da bancada do PSD para um almoço. Cerca de 15 deputados participaram do encontro. Ao todo, são 37 parlamentares que compõe a sigla. 

Marcos Montes falou sobre uma possível retirada de candidatura de Rosso, segundo reportagem publicada pelo G1. “Não queremos trazer constrangimento ao Rosso, que é um grande companheiro. Uma candidatura sem apoio do próprio partido, fica ruim para ele. Ele não vai querer se expor”, disse. 

Rosso, por sua vez, já enviou mensagem aos deputados do PSD na qual afirmou deixar “à vontade” para cada um escolher o seu candidato. 

Na última sexta-feira (20), Maia recebeu a notícia de que não poderia se candidatar à vaga, após decisão do juiz federal substituto Eduardo Ribeiro de Oliveira, da 15ª Vara Federal de Brasília. De acordo com o argumento apresentado, a Constituição Federal não prevê a reeleição para presidência da Câmara ainda que de um mandato-tampão como é o caso dele. 

A decisão do juiz foi derrubada, nesse domingo (22), pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador federal Hilton Queiroz. Segundo ele, a CF "deixa evidente que a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente só é vedada aos que foram eleitos para mandato de dois anos”. A eleição ocorre no dia 2 de fevereiro. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores