“As pessoas não aguentam ver animais chicoteados nas ruas"

O vereador Romero Albuquerque condena a circulação de veículos de tração animal, que é proibido no Recife, e fez requerimento para realizar audiência pública para tratar sobre o tema

por Taciana Carvalho seg, 13/03/2017 - 18:04

Por requerimento do vereador Romero Albuquerque (PP), a Câmara Municipal do Recife irá realizar, no próximo dia 23 de março, uma audiência pública para debater a lei [17.918/2013], que proíbe a circulação de veículos de tração animal no Recife. “Essa é uma situação medieval. As pessoas não aguentam mais ver os animais sendo chicoteados nas ruas. Que essa regulamentação se dê o mais breve possível”, declarou. A reunião acontece, na Casa de José Mariano, a partir das 14h. 

O vereador contou que houve, à época, um protesto contra a implementação da lei. “Mas também existe uma pressão popular que faz cobranças para vê-la sair do papel. A lei foi aprovada nesta Casa e está com sua regulamentação pendente. Em 2013, nós propusemos que fossem seguidos os exemplos bem sucedidos de Florianópolis e Porto Alegre, onde a retirada dos veículos foi gradativa”, contou.

Romero afirmou que não existe uma fiscalização efetiva para os que infratores. “De acordo com a lei, quem circular com carroças puxadas por animais nas ruas e avenidas da capital poderia ser multado em 500 reais, mas é possível ver esse tipo de veículo pela cidade”, lamentou.

Em entrevista concedida ao LeiaJá, no início deste mês, ele já tinha ressaltado que a defesa dos animai será prioridade em seu mandato. “Eu quero formalizar diálogos com as ONGs e com o Poder Executivo para a gente poder melhorar a vida dos animais. Nós precisamos de ideias e de estudos para poder realizar o desenvolvimento de diversos projetos como, por exemplo, a proibição dos veículos de tração animal”. 

Na ocasião, ele chegou a dizer que foi eleito “sem padrinho político e sem recursos financeiros”. “Eu fui eleito através de muito suor, muita panfletagem de manhã, à tarde, noite e madrugada, que fique bem claro. A confiança dos meus eleitores, eu sei como vou retribuir com a melhoria da qualidade de vida dos animais e melhoria da nossa cidade”. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores