Empresas estrangeiras vão explorar espaço aéreo no Brasil
Presidente deve sancionar projeto que permite abertura de 100% do capital de empresas aéreas ainda nesta tarde
O presidente Michel Temer deve sancionar hoje (11) o projeto de lei que permite a abertura de 100% do capital das companhias aéreas a estrangeiros. Na prática, isso significa que as grandes empresas de todo o mundo poderão explorar as rotas comerciais nacionais. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, afirmou que a iniciativa faz parte de um pacote de medidas do governo para incentivar o próprio turismo.
Além da expectativa do governo federal de que as passagens e taxas diminuam, outro ponto de destaque é o incentivo fiscal às empresas que optarem por explorar as rotas menos usadas, caso da região amazônica e alguns extremos do país. Dessa forma, espera-se que a aviação regional também seja beneficiada pelas novas políticas que serão adotadas com a edição da medida provisória.
“Queremos mais empresas operando, queremos mais competitividade, melhores preços, mais rotas, mais destinos e, consequentemente, mais turistas viajando pelo Brasil”, declarou o ministro. As medidas adotadas fazem parte do programa “Brasil + Turismo”, que também aborda pontos bem específicos, como a emissão de vistos eletrônicos, desburocratização dos procedimentos e ampliação da cobertura aérea, além da modernização de aeroportos. Com isso, também há projeções de movimentação da economia, com a criação de postos de trabalho.