“Todo mundo é responsável”, diz Régis sobre a educação

O vereador do Recife André Regis (PSDB) falou que é preciso menos escolas e investir mais em qualidade

por Taciana Carvalho sex, 07/07/2017 - 16:11
Reprodução/Facebook Reprodução/Facebook

Ao lamentar o quadro educacional do Recife, o vereador André Regis (PSDB) disse que a situação atual compromete o futuro das crianças e jovens a cada ano. Para a série Entrevista da Semana, nesta sexta-feira (7), o tucano falou que os índices se repetem “e a gente não anda”. 

O vereador declarou que é preciso que haja uma decisão no sentido de promover políticas públicas adequadas e que para mudar o quadro atual é preciso trabalhar com o que chamou de “frente do aprendizado”. “Tem que alfabetizar as crianças. Elas não são alfabetizadas adequadamente. O sistema que não alfabetiza cria um déficit de formação que vai se perpetuando e avançando. É possível na rede municipal de ensino encontrar uma criança no nono ano do ensino fundamental, um jovem, analfabeto. Essa é a realidade da rede, por isso amplo programa de alfabetização é o caminho”, lamentou. 

Na avaliação de Regis é necessário diminuir a quantidade de escolas e investir na qualidade. Ao todo, ele disse que a rede municipal do Recife conta com 320 escolas somando os anexos. “Precisamos atuar na infraestrutura reduzindo o número de escolas. Temos um número maior do que deveria. Precisamos ter escolas estruturadas para que possamos ter condições para o desenvolvimento desse aluno não apenas no ponto de vista mental, intelectual, mas também físico no que diz respeito à dimensão de uma criança que precisa ter mente e corpo sã”. 

Apesar das críticas ao governo municipal, ele enfatiza que a educação é dever de todos. “Aí entra as instituições, o Ministério Público de Pernambuco e a própria Câmara de Vereadores. Todo mundo é responsável por esse quadro”. Sobre se a família também está inserida nesse contexto, o vereador declarou que não se pode esperar muito das famílias. 

“Porque são crianças com famílias com muitos problemas. Famílias desestruturadas, que já foram vítimas desse mesmo sistema no passado e que não têm condições de verificação do aprendizado da criança. A melhor coisa que pode acontecer na educação de uma criança é a verificação do aprendizado feito pelo pai para saber se a escola está ensinando ou não, mas muitas vezes o pai não tem condições de verificar”, explicou. 

Régis ainda pontuou que os grandes problemas da sociedade, como a falta de educação básica, não é por falta de leis. “As leis mais importantes que nós aprovamos aqui são de iniciativa do Executivo porque o Executivo, para implementar políticas suas, precisa da aprovação da câmara. E o vereador tem dois grande papeis: o de fiscalizar e o de legislar. Eu acredito que o papel de fiscalização ele é muito mais importante porque os nossos grandes problemas não são derivados da falta de lei”, ressaltou. 

COMENTÁRIOS dos leitores