Jean Wyllys critica policial por agredir travesti

O parlamentar, que se mostrou indignado, disse que os militares precisam passar por uma "reforma urgente"

por Taciana Carvalho qui, 19/10/2017 - 18:55
Wilson Dias / Agência Brasil O deputado também declarou que quando polícias praticam "condutas ilegais" e ficam impunes, acaba se naturalizando Wilson Dias / Agência Brasil

Um vídeo no qual registra um polícia militar agredindo um travesti foi compartilhado, na noite desta quinta-feira (19), na página do Facebook do deputado federal Jean Wyllys (PSOL).  O parlamentar, que se mostrou indignado, disse que os militares precisam passar por uma "reforma urgente".

"Em nenhuma situação é razoável e admissível que policiais agridam fisicamente e humilhem qualquer cidadão só porque acharam que aquela pessoa, naquele momento, merecia", escreveu.

O deputado também declarou que quando polícias praticam "condutas ilegais" e ficam impunes, acaba se naturalizando. "As polícias militares precisam de reforma urgente e quando defendemos a desmilitarização da polícia, que é uma importantíssima pauta nossa no Congresso Nacional, não estamos falando em desarmá-la. Estamos pedindo que a formação das polícias deixe ser uma formação militar, de identificação de um inimigo, de atuação para o combate a um inimigo, e passe a ser uma formação no sentido de afirmação dos direitos humanos de todos e todas".

 

O caso teria sido divulgado por um vereador de Porto Alegre chamado Roberto Robaina. "Este episódio filmado é um exemplo do tipo de abordagem policial que não pode ser tolerada, mas que infelizmente ainda é muito comum quando se trata de populações vulneráveis, como travestis, mas que também ocorre com frequência contra jovens pobres e negros dos bairros mais pobres", disse Robaina.

COMENTÁRIOS dos leitores