Mendonça Filho elogia governo Temer: “extraordinário”

O ministro da Educação se referiu aos benefícios do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral para as crianças e jovens

por Taciana Carvalho qua, 17/01/2018 - 16:19
José Cruz/Agência Brasil José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), nesta quarta-feira (17), definiu como “uma grande notícia para o Brasil” o início da segunda etapa do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Durante evento nesta manhã, no Palácio do Planalto, ao lado do presidente Michel Temer (PMDB) e de outros políticos, Mendonça falou sobre os valores que serão investidos para o projeto e não poupou elogios ao governo Temer: “O que o Governo Federal produziu nesses quase dois anos é algo absolutamente extraordinário”, disse. 

Após a solenidade afirmou, durante coletiva de imprensa, que vai deixar o cargo que exerce até o próximo dia 7 de abril, data limite estabelecida pela legislação eleitoral para deixar o ministério com o objetivo de se candidatar a uma nova vaga. No entanto, ele não falou detalhes. “Vou consultar primeiro os eleitores para saber o que eles querem de mim”.

Antes, durante o evento, direcionando as palavras a Temer, o ministro falou sobre os investimentos que foram feitos. “A gente tinha no censo da educação brasileira menos de 300 mil matrículas de educação em tempo integral e a sua gestão está garantindo quase 500 mil novas nesses novos ciclos que foram assegurados com o apoio do Governo Federal”, falou. 

Mendonça, que se soma ao grupo da oposição em Pernambuco, citou o Estado como um dos que conseguiram “êxito extraordinário”. “Cito o exemplo de Pernambuco com mais de 50% das matriculas em ensino médio em tempo integral. É um numero extraordinário. Basta dizer que a meta fixada para 2024, no Plano Nacional de Educação, é que nós tenhamos 25% das matriculas, ou seja, Pernambuco já superou em 100% aquilo que está estimado para 2024. Isso é uma pequena grande revolução. Não percebida claramente, mas que vai merecer um efeito extraordinário na vida desses jovens”.

O auxiliar ministerial de Temer disse que esta nova etapa mostra o valor da educação para a transformação da realidade social do país e ressaltou que é necessário que se tenha consciência de que o Pacto pela Educação está muito acima das divisões políticas. “Tem que ser algo que una e reúna todos os homens e mulheres de bem do Brasil. A educação está em um plano superior. A causa é do Brasil”, enfatizou. 

“É um programa nacional, federal, apoiamos com cerca de dois mil reais por aluno, por ano, que transformam fortemente a realidade em termo de diminuição de taxa de evasão, abandono escolar e consagra uma melhora na qualidade para mudar a realidade educacional no país”, disse.

De acordo com ele, na primeira etapa do programa, foram atendidas 516 escolas brasileiras totalizando um apoio financeiro de R$ 300 milhões garantindo 148 mil matrículas. Nesta nova etapa de 2018, serão 451 escolas beneficiadas em um investimento de R$ 406 milhões, o que vai disponibilizar 135 mil novas matrículas. 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores