Lula e Dom Helder Câmara são exaltados em ato no Recife

Um boneco do ex-presidente ostentando faixa presidencial aparece ao lado de outro boneco que representa Dom Helder Câmara

por Taciana Carvalho ter, 01/05/2018 - 11:49
Taciana Carvalho/LeiaJáImagens Ato pede a liberdade de Lula Taciana Carvalho/LeiaJáImagens

Em atos políticos, um crucifixo que comparava Lula a Jesus Cristo, afirmando que os dois foram "condenados sem provas", causou muita polêmica. Nesta terça-feira (1º), no ato organizado pela Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), no Dia do Trabalhador, outra comparação deve causar ainda mais discussão: um boneco do ex-presidente com faixa presidencial ao lado de outro de Dom Helder Câmara. 

Os bonecos simbólicos fazem uma nova comparação de Lula a outra ilustre figura, já que Dom Helder foi considerado, palavras do próprio pap Joao Paulo 2º, "irmão dos pobres e meu irmão".  A declaração do papa aconteceu, em 1980, quando o pontifício visitou o Recife. 

A manifestação realizada em Recife, em defesa da liberdade de Lula, bem como para protestar por reformas do governo Temer, também acontece em outras cidades brasileiras. O ponto central está acontecendo em Curitiba, onde o ex-presidente se encontra preso em uma cela especial na sede da Polícia Federal.

COMENTÁRIOS dos leitores