No Recife, “Lula” aparece com faixa presidencial

O boneco foi a atração de um ato pró-Lula realizado na Praça da Independência, nesta segunda (9), na área central da capital pernambucana

por Taciana Carvalho seg, 09/07/2018 - 18:54

A atração do ato público denominado pelos organizadores como “Dia Nacional de Paralisação e Marcha Lula Livre”, realizado na tarde desta segunda-feira (9), na Praça da Independência, área central do Recife, foi um boneco do ex-presidente Lula com uma faixa presidencial. Muitas pessoas que passavam pelo local aproveitaram para tirar uma foto com quem definiram como “o futuro presidente do Brasil”. 

Na manifestação, apesar de ter reunido um público pequeno, muitos petistas e apoiadores de Lula reforçaram que o ex-presidente é “inocente”. Com poucos políticos prestigiando o protesto, lideranças de movimentos se revezaram para falar sobre a importância do povo continuar nas ruas até que Lula seja solto.  

O ato público foi marcado após o “vai e vem” que aconteceu, nesse domingo (8), sobre a possibilidade aberta do ex-presidente Lula ser solto quando o desembargador plantonista Rogério Favreto decidiu por libertar o ex-presidente. No entanto, a esperança dos grupos pró-Lula diminuiu após o presidente do TRF-4, o desembargador Thompson Flores, decidir que o líder petista deve continuar preso. 

Moro chegou a se pronunciar sobre o assunto afirmando que Favreto não tinha competência para decidir sobre a liberdade de Lula. O petista também tem sofrido várias derrotas tanto no Superior Tribunal de Justiça (STJ) quanto no Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de conseguir sua liberdade.

Lula foi preso no último dia 7 de abril. A pena definida pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) é de 12 anos e 1 mês de prisão com início em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

COMENTÁRIOS dos leitores