Jarbas adere à vaquinha para ajudar na campanha

O deputado pede que os eleitores doem para ajudá-lo a fazer uma campanha transparente

por Taciana Carvalho ter, 07/08/2018 - 20:26
Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens/Arquivo

O deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB) se rendeu à famosa vaquinha online. Nesta terça-feira (7), o pré-candidato a senador da República lançou seu nome em um site de financiamento coletivo com o objetivo de ajudar a custear a sua campanha eleitoral. A plataforma escolhida pelo ex-governador de Pernambuco é o “Doe Oficial”, que está credenciada e homologada junto ao Tribunal Superior Eleitoral. 

Para convencer os eleitores a doar, foi escolhido o slogan “Contribua com as ideias que você acredita”. Ele também pede para que as pessoas o ajudem a fazer “uma campanha transparente” através de uma doação. Por meio do Instagram, ao divulgar plataforma, Jarbas disse que mais do que recurso, a doação será de confiança. 

Chamada popularmente de vaquinha, o Crowdfunding [financiamento coletivo] surgiu depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a doação por parte de pessoas jurídicas com a mesma finalidade. Os candidatos podem captar verba de pessoas físicas desde que não supere o limite de 10% da renda bruta que o cidadão obteve em 2017. 

De acordo com a nova legislação, se a candidatura não for confirmada, o valor doado deve ser devolvido a cada doador. Há mais de 44 plataformas aprovadas pelo TSE para intermediar a arrecadação aos pré-candidatos. O limite de doação diária é de R$ 1.064 por pessoa. A empresa não pode usar o dinheiro nem repassá-lo para o pré-candidato antes do dia 15 de agosto.

COMENTÁRIOS dos leitores