Prazo para registro de candidatura termina nesta quinta

No entanto, a Justiça tem até o dia 17 de setembro para julgar todos os pedidos de registro dos candidatos que vão concorrer na disputa eleitoral

por Taciana Carvalho qua, 15/08/2018 - 16:29

Apesar de alguns nomes já estarem postos, falta pouco para os brasileiros saberem oficialmente quem são os candidatos que irão concorrer às vagas de presidente da República, governador, respectivos vices, senador, deputado federal e estadual na eleição de outubro. O prazo para os partidos inscreverem seus candidatos na Justiça Eleitoral se encerra nesta quarta-feira (15), às 19h. A Justiça tem até o dia 17 de setembro para julgar todos os pedidos de registro dos candidatos que vão concorrer na disputa eleitoral. 

O registro para os candidatos a presidente e a vice-presidente deverão ser feitas no TSE. Já os demais cargos nos respectivos tribunais regionais eleitorais de cada estado. É proibido o registro de um mesmo candidato para mais de um cargo eletivo. Após a entrega do registro a previsão é que, em 24 horas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publique o edital com o pedido de candidatura no Diário Eletrônico da Justiça.

Uma das maiores dúvidas dos eleitores em relação a se o ex-presidente Lula poderá ser candidato deve terminar em breve. Muitos contestam se o líder petista poderá disputar a Presidência após ser condenado em segunda instância. Na próxima sexta (17) e sábado (18) será aberto o prazo de cinco dias para que o Ministério Público ou alguma legenda faça a impugnação da candidatura de Lula. 

Após isso, entre os dias 22 e 23, o PT tem sete dias para contestar a impugnação. O TSE, tendo ou não pedidos de impugnação, decidirá sobre o registro de Lula até 17 de setembro. Na tarde de hoje, diversos aliados de Lula, inclusive o governador Paulo Câmara (PSB) desembarcam em Brasília em apoio ao petista.

Outra grande expectativa para a chegada desta semana é outro fator fundamental para os candidatos: a partir desta quinta-feira (16), está liberada a campanha nas ruas. Os que irão pleitear a eleição deverão começar uma extensa agenda que abrange comícios, carreatas e panfletagens.

Esse é o momento também para que eles redobrem o corpo a corpo na tentativa de conquistar cada vez mais eleitores. Paulo Câmara já tem o que foi definido de “grande encontro” marcado para acontecer já na noite da quinta com um grupo de voluntários, na quadra do Sport Club do Recife. 

O início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão inicia no dia 31 deste mês. Segundo um estudo de analistas do banco BTG Pactual e divulgado pelo G1, o pré-candidato pelo PSDB Geraldo Alckmin sai, nesse sentido, com uma vantagem disparada. Ele deve ter o direito a 6 minutos e 3 segundos do tempo de TV em cada bloco. O limite para a realização de debates no rádio e na televisão termina no dia 4 de outubro. 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores