Mourão é o 1º general a assumir Presidência após ditadura

O último militar desta patente a estar como presidente foi João Figueiredo, de 15 de março de 1979 a 15 de março de 1985

seg, 21/01/2019 - 09:40
Marcelo Camargo / Agência Brasil Marcelo Camargo / Agência Brasil

Até a próxima sexta-feira (25), o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB) estará à frente da Presidência da República. O vice-presidente assumiu o exercício do mandato na madrugada desta segunda (21), pouco antes do presidente Jair Bolsonaro (PSL) embarcar para Davos, na Suíça. Esta é a primeira vez, desde o fim do regime militar em 1985, que um general fica no cargo.  

O último militar desta patente a estar como presidente foi João Figueiredo, de 15 de março de 1979 a 15 de março de 1985, quando entregou o cargo a José Sarney, encerrando o período da ditadura.

Agora em outro cenário, com a democracia em evidência, a ascensão do general à Presidência será mais frequente. Uma vez que ele é o primeiro na linha sucessória e, sempre que Jair Bolsonaro se ausentar do país, terá a responsabilidade de guiar a administração federal.

Apesar de ser dono de declarações e posturas polêmicas, nesta segunda, Mourão já avisou que "por aqui, manteremos a posição" com a ausência de Bolsonaro. No próximo dia 28, quando está marcada a cirurgia do presidente para a retirada da bolsa de colostomia, o general deve voltar ao exercício do mandato. 

COMENTÁRIOS dos leitores