Lula deve pedir à Justiça para ir ao velório do irmão

Vavá, a quem o ex-presidente considerava um pai, faleceu nesta terça-feira (29) vítima de câncer

ter, 29/01/2019 - 13:17
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O irmão mais velho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Genival Inácio da Silva, mais conhecido como Vavá, morreu nesta terça-feira (29), em São Paulo. Vavá estava enfrentando uma batalha com o câncer de pulmão, foi internado na semana passada após complicações, mas não resistiu.

Nas redes sociais, aliados de Lula lamentaram a morte. A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), disse que o ex-presidente deve pedir à Justiça para participar do velório do irmão, a quem considerava um pai.

“Mais uma tristeza para Lula. Morre seu irmão mais velho, Vavá, vítima de um câncer. Lula tinha em Vavá uma figura paterna. Nossos sentimentos à família. Abraço afetuoso e de força a Lula. Esperamos que ele possa ver Vavá pela última vez”, ressaltou Gleisi. “Também esperamos que ele possa se despedir do irmão”, respondeu a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB).

O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), também expressou o desejo de que Lula se despeça do irmão. “Só o Lula para suportar tanto sofrimento. [Gleisi] Esperamos que Lula tenha esse direito mínimo”, disse. “Nossa dor e solidariedade ao companheiro Lula que perde um irmão querido. Sinceramente, não sei como um ser humano suporta tanto sofrimento como Lula”, completou.

Ainda não há informações sobre o velório de Vavá e os advogados de Lula não se pronunciaram quanto ao pedido de participação da despedida. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, os advogados do petista devem invocar o artigo 120 da Lei de Execução Penal (LEP), que afirma que "os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer um dos seguintes fatos: falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão", para endossar a solicitação.

COMENTÁRIOS dos leitores