Proposta extingue auxílio-mudança para deputado e senador

A verba é concedida no início e no final de cada mandato para os parlamentares fazerem suas mudanças para o Distrito Federal ou de retorno ao seu estado natal

seg, 11/02/2019 - 11:05
Jefferson Rudy/Agência Senado Jefferson Rudy/Agência Senado

Dono de uma polêmica no início deste ano, principalmente pelo fato de que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) também teria sido contemplado, o auxílio-mudança para deputados e senadores pode estar com os dias contados. Uma proposta apresentada pelo senador Flávio Arns (Rede-PR) prevê a extinção da ajuda de custo para os parlamentares fazerem suas mudanças para o Distrito Federal ou de retorno ao seu estado natal.

A verba é concedida no início e no final de cada mandato parlamentar e o senador afirmou que é o momento dos deputados e senadores caminharem em direção ao barateamento da máquina pública, por isso apresentou a proposta. Flávio Arns argumenta que seria uma medida de racionalização de gastos, inclusive.

"Se tomarmos como base um subsídio mensal de R$ 33 mil, com 54 senadores e 513 deputados federais eleitos em 2018, sem incluir os suplentes, haverá um gasto de R$ 38,2 milhões somente para as mudanças", afirmou o parlamentar.

A proposta foi lida em Plenário na última quinta-feira (7) e encaminhada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para lá ser analisada. O texto agora aguarda a  designação de uma relator.

COMENTÁRIOS dos leitores