FBC: estados devem tecer prioridades e unificar demandas

Fernando Bezerra Coelho participou das discussões do novo pacto federativo durante café da manhã com governadores e o presidente Jair Bolsonaro (PSL)

qua, 08/05/2019 - 16:15
Divulgação Fernando Bezerra Coelho é líder do governo no Senado Divulgação

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), defendeu nesta quarta-feira (8) que os estados estabeleçam prioridades e unifiquem as demandas apresentadas ao governo federal para aliviar as contas estaduais. Um novo pacto federativo foi discutido durante café da manhã com a presença do presidente Jair Bolsonaro e governadores e vice-governadores de 25 estados.

Também participaram os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Segundo o líder, o governo está disposto a ajudar estados e municípios, mas a situação financeira da União também é crítica.

“Não adianta criar várias demandas. Eu fiz uma fala nesse sentido, os governadores se entenderem para apresentar uma proposta. O governo está disposto a ajudar, mas é preciso organizar esses pedidos. Não tem muito dinheiro, tem pouco dinheiro, e é preciso priorizar”, alegou o senador.

Os governadores apresentaram uma pauta com seis reivindicações, que serão analisadas pela equipe econômica. Entre elas, estão a implementação de um plano de equilíbrio fiscal e os repasses dos recursos da cessão onerosa. “Os governadores trouxeram agora uma pauta mais enxuta, e o ministro Onyx se comprometeu a dar uma resposta em uma semana”, disse Fernando Bezerra. “Há pontos que dependem de ações do Congresso Nacional, como a cessão onerosa, que deve estar resolvida tanto na Câmara quanto no Senado até meados de junho”, complementou.

Ele acrescentou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve anunciar ainda neste mês o Plano Mansueto, que permite a contratação de empréstimos pelos estados.

COMENTÁRIOS dos leitores