Onyx diz que mulheres preferem armas à Maria da Penha

O argumento do ministro foi exposto enquanto ele defendia os decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para flexibilizar o porte e a posse de armas no Brasil

sab, 11/05/2019 - 14:10
Marcelo Camargo/Agência Brasil Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), disse que algumas mulheres preferem andar armadas do que terem “a folhinha da Maria da Penha” para se defenderem. O argumento do ministro foi exposto enquanto ele defendia os decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para flexibilizar o porte e a posse de armas no Brasil, desde que assumiu o governo em janeiro.

"Tem mulheres que entre ter lá a folhinha da Maria da Penha ou um revólver ou pistola na bolsa, prefere ter um revólver na bolsa, porque isso garante a integridade dela. Esse é um exercício de direito que tem que ser respeitado", declarou o democrata durante entrevista à Rádio Gaúcha nessa sexta-feira (10).

O último decreto assinado pelo presidente que atinge o armamento do país foi do último dia 7. Na ocasião, ele flexibilizou o porte de armas e a compra de munições para, pelo menos, 20 categorias de profissionais, entre eles políticos detentores de mandatos e jornalistas.

A medida está sendo questionada judicialmente. Nessa sexta, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber deu um prazo de cinco dias para Bolsonaro se posicionar sobre o decreto.

Ainda nessa entrevista, Onyx Lorenzoni disse que se depender de dele nenhum trecho será editado.

"No que depender com a minha conversa com Rodrigo Maia não vai cair nada [do decreto]. Porque o decreto está muito bem construído, solidamente construído. O que tem entre o decreto e algumas interpretações, que eu respeito, é mediado pela ideologia", disse.

COMENTÁRIOS dos leitores