Filho de Zambelli estudará em Colégio Militar sem concurso

A parlamentar conseguiu uma vaga para o filho no Colégio Militar, em Brasília, sob o argumento que a criança estava sofrendo ameaças no colégio anterior

ter, 03/09/2019 - 15:12
Marcos Oliveira/Agência Senado Zambelli afirmou que o filho estaria em risco no colégio anterior Marcos Oliveira/Agência Senado

O Boletim de Acesso Restrito do Exército publicou no último dia 30 de agosto a autorização do ingresso do filho da deputada federal Carla Zambelli (PSL), de 11 anos, no Colégio Militar, em Brasília, sem prestar concurso. O garoto foi matriculado no sexto ano na instituição sem ter se submetido a nenhum teste, apesar dos concursos serem pré-requisitos para a seleção de candidatos nestes locais.

Zambelli solicitou a vaga para seu filho após sua mudança para a capital federal, quando foi empossada no cargo de deputada. Em uma entrevista à revista Veja, a parlamentar argumentou que solicitou a vaga devido a ameaças sofridas por ela e pela criança no colégio anterior.

A deputada disse que o seu pedido estava respaldado pelo artigo 92 do Regulamento dos Colégios Militares, que afirma que casos considerados especiais poderão ser apreciados pelo Comandante do Exército. Nestas instituições o concurso é necessário porque a concorrência é grande.

Em 2017 foram 1.212 candidatos disputando 25 vagas para o sexto ano. A concorrência representa 48 estudantes disputando uma vaga. Ainda em sua argumentação, a parlamentar disse que o Colégio Militar seria a única instituição de educação onde seu filho estaria seguro em Brasília.

De acordo com ela, as ameaças começaram a acontecer em 2016 por grupos ligados a dois massacres ocorridos em escolas no país: o de Realengo, no Rio de Janeiro, em 2011; e o de Suzano, em São Paulo, em 2019.

COMENTÁRIOS dos leitores