Políticos repudiam convocação feita por Bolsonaro

No Twitter, eles acusam o presidente Jair Bolsonaro de ter cometido crime de responsabilidade e pedem o impeachment do presidente

por Francine Nascimento qua, 26/02/2020 - 09:12
Julio Gomes/LeiaJáImagens Fernando Haddad criticou a postura de Jair Bolsonaro Julio Gomes/LeiaJáImagens

Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter incentivado uma convocação para uma manifestação ao seu favor no dia 15 de março, políticos usaram as redes sociais para repudiar a atitude e até pedir o impeachment do presidente. Eles acusam Bolsonaro de ter cometido crime de responsabilidade.

No Twitter, a hashtag "ImpeachmentdeBolsonaro" está entre as mais comentadas. As palavras Congresso e Democracia também estão entre os temas mais falados na rede social na manhã desta quarta-feira (26).

 O ex-candidato a presidente Fernando Haddad (PT) afirmou, em publicação no Twitter, que Bolsonaro praticou crime de responsabilidade previsto na Constituição e criticou o presidente dizendo que ele certamente nunca leu as normas as quais jurou seguir. 

"Bolsonaro, ao que tudo indica, cometeu crime de responsabilidade previsto na Constituição que jurou respeitar mas, certamente, nunca leu", tuitou. 

O também petista e deputado federal, Paulo Pimenta, escreveu que "o impeachment de Bolsonaro não é mais uma questão política, mas sim, uma questão civilizatória”.

"Não é nem do Brasil. Desconheço na história de qualquer democracia nos últimos 200 anos um presidente da República que convocou manifestações pedindo o fechamento do Congresso Nacional. O impeachment de Bolsonaro não é mais uma questão política, é uma questão civilizatória!", manifestou o político. Além disso, Paulo Pimenta fez uma publicação nesta quarta-feira chamando Bolsonaro de "filhote da ditadura".

"A convocação feita por Bolsonaro para os atos contra a democracia no dia 15 de Março apenas confirmam o que ele sempre foi, um filhote da ditadura. Bolsonaro sempre deixou cristalino seu desprezo pela democracia", observou. 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), lamentou via Twitter a postura do presidente. Segundo ele, ao ter contribuído para manifestação contra o Congresso, o chefe de Estado está desrespeitando "as instituições e os pilares democráticos do país.

"O Brasil lutou muito para resgatar sua democracia. Devemos repudiar com veemência qualquer ato que desrespeite as instituições e os pilares democráticos do país. Lamentável o apoio do Presidente Jair Bolsonaro a uma manifestação contra o Congresso Nacional", disse. 

A informação veiculada no Estado de S. Paulo na noite de ontem, apontou que Bolsonaro usou do próprio celular para partilhar um vídeo de convocação ao público para um ato de apoio ao governo, a ser realizada no dia 15 de março. O protesto organizado por grupos de direita também se coloca contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

LeiaJá também 

--> Bolsonaro convoca para ato contra o Congresso e Ciro reage

 

COMENTÁRIOS dos leitores