Candidatos a prefeito de Ananindeua apresentam programas

Série de entrevistas aborda planos para administrar o segundo maior município do Pará. Veja o que propõe Carlito Begot (PSD).

qua, 11/11/2020 - 16:34
Divulgação Carlito Begot, candidato do PSD à prefeitura de Ananindeua Divulgação

O portal LeiaJá Pará abriu espaço para que os eleitores conheçam um pouco mais sobre os candidatos à prefeitura de Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém.

Nascido e criado em Ananindeua, o candidato Carlito Begot, filiado ao Partido Social Democrático (PSD), já foi vereador por oito anos pelo município e está concluindo o mandato de vice-prefeito. “Pelo BEM de Ananindeua” é o tema da campanha de Begot.

Quem é Carlito Begot?

Carlito Begot é um homem de 53 anos, filho de uma família humilde e com Deus e a família à frente. Trabalhei de jardineiro, vendedor de ovos e operador de máquinas pesadas. Sou empresário, hoje. Bem-sucedido em cima da ética, moral e transparência. Carlito Begot é isso, pai de família honrado, homem sério, e que se tornou um homem público.

Qual é a sua plataforma política?

Sempre gostei muito de construir e de trabalhar. Na minha candidatura, as pessoas diziam: “O senhor trabalha em Águas Lindas limpando as ruas, doando brinquedo e levando as pessoas em hospitais, o senhor poderia ser político”. Devido eu ser vendedor, tive conhecimento de toda Ananindeua, por nascer e me criar aqui.

Qual sua motivação para se candidatar à prefeitura de Ananindeua?

Como vice-prefeito, não tive a oportunidade de, por exemplo, nomear um secretário. Estive presente em todo o mandato do atual prefeito, mesmo vendo a admistração com vários erros e eu sem poder optar. Fui motivado a me candidatar porque muitos dos meus projetos foram engavetados e, como prefeito, terei a oportunidade de executá-los.

Quais seus ideais de campanha?

Reconstruir essa cidade, melhorar a autoestima da população e fazer com que o dinheiro público seja bem investido na área da saúde, não que as outras áreas não sejam importantes também. Mas a saúde é o maior problema de Ananindeua. Temos o desafio do Ananindeua rumo aos 100 anos, que planejamos executar nesses 23 anos que faltam.

Ananindeua foi conhecida por muito tempo como cidade dormitório. As pessoas moravam no município mas trabalhavam, estudavam e tinham seu lazer em outros lugares. Quais são suas propostas para mudar esse status?

Quero dizer que Ananindeua ainda é uma cidade dormitório. É triste. Existe emprego e geração de renda? Existe. Mas não existe carinho, amor, respeito com a população, principalmente com o primeiro emprego. Em Ananindeua, vai inaugurar uma grande loja. Tenho certeza que o empresário já era pra ter sido recebido pelo prefeito, e que os empregos fossem priorizados às pessoas de Ananindeua. O mínimo que o poder público pode fazer é criar linhas de crédito e oportunidades para o empresário se sentir bem no município. O Distrito Industrial de Ananindeua precisa ter um apoio meu, é um compromisso meu. É um bairro rico. Vamos investir também nas linhas de ônibus para o Distrito e dar segurança para que eles rodem e que os empresários invistam aqui. Cadê o emprego do Distrito Industrial? Bairros das proximidades, como o Icuí e Curuçambá, serão beneficiados se o Distrito Industrial voltar a funcionar, com implantação de empresas e cursos técnicos profissionalizantes. Você, jovem, quando chega um final de semana, quase não tem opção de lazer na cidade. É compromisso meu de fazer a juventude e as famílias se orgulharem de morar em Ananindeua, de chegarem nas praças e terem o que ver, baterem um papo, marcarem um encontro e se sentirem seguros.

O seu tema de campanha é “Pelo BEM de Ananindeua”. O que lhe move a fazer o bem?

É a minha criação, índole e caráter. Tenho como princípio: Deus, Pátria e família. Ananindeua é minha pátria. Tenho princípios básicos na minha vida. E quero uma oportunidade. Muitos já vieram, receberam oportunidades e depois agiram diferente.

Um dos pilares da sua campanha é a área da saúde. O que você considera do cenário atual da saúde e quais suas propostas para mudar isso?

Primeira coisa a se fazer é o “feijão com arroz” que não está sendo feito: quebrar convênios com os hospitais particulares. O dinheiro que vem do SUS é pra atender a baixa e média complexidade. É obrigatório deixar o posto de saúde da famílias e as UPAs funcionando. O que sobrar desse investimento pode ser destinado aos hospitais particulares, sem problema nenhum. Uma obrigação que tenho com a população é a transparência de mostrar que chegou dinheiro do SUS e que os pilares da saúde estão funcionando.

E na área da educação? O que o senhor pretende executar?

Precisamos desenvolver a educação. Alguns relatos que ouço é que algumas crianças chegam na escola sem tomar café da manhã, a primeira refeição. É compromisso meu garantir merenda escolar de qualidade e incentivar as hortas do Curuçambá e do Abacatal para contribuírem. Vamos trabalhar em parceria com estes produtores pra que, em vez de eu comprar de fora, vou comprar deles. Se for preciso, vamos incentivar eles a criarem um CNPJ. Dentro do nosso projeto, temos também a ideia da Escola Cívico Militar. Vamos melhorar os prédios das escolas, colocando ar-condicionado em todas as escolas. Vamos, também, criar convênios com as igrejas para criar creches nos anexos dos templos. Iremos trabalhar todo o nosso funcionalismo municipal da educação, principalmente os professores, por meio de cursos e a equivalência salarial.

Quais são suas propostas sobre a transparência pública, especialmente sobre os gastos públicos e prazos de resolução de obras?

Esse dinheiro é seu, não sou só eu que devo vigiar, mas a população também. É obrigado colocar uma placa com o valor da obra e dizendo o que vai ser feito. É o mínimo, seja numa praça ou no estádio municipal, que está há oito anos parado, abandonado. Quantos jovens não precisam de um espaço daquele num final de semana? É compromisso meu retomar essas obras. Não sei se vou conseguir fazer todo, mas vou limpar, murar, vou preparar, fazer a pista de atletismo. Se Deus quiser, vão aparecer deputados federais, estaduais e senadores que queiram fazer essa parceria com a gente.

O que diferencia o senhor dos outros candidatos?

A minha índole e caráter, e algo fundamental: nasci e me criei em Ananindeua. Eu sou filho da terra. Eu amo essa terra. Vou brigar por ela. Não vou deixar pessoas vindo de fora, e se dando bem em várias áreas, principalmente na saúde, acabar com o município. São 24 anos de atraso. Eu quero transparência com o dinheiro público para que as pessoas possam se orgulhar da nossa cidade.

Para finalizar, quais são suas palavras aos eleitores?

Acompanhei uma eleição que teve há 30 anos, onde a população elegeu um senhor que era relojoeiro e se chamava Fernando Corrêa. Ele ganhou a eleição aqui numa bicicleta, com uma bíblia na garupa e andando de casa em casa, mostrando que naquele momento tinha que tirar aquele grupo político que estava instalado. A população olhou os candidatos e escolheu um filho da terra, um homem que era digno, honesto, de caráter e princípios. Precisamos de mudança e convoco a todos, através um pedido humilde, de um irmão, como amigo. Vamos todo mundo votar e exercer cidadania por quatro anos. Você tem um bem precioso, uma arma na sua mão, por uma melhor saúde, por uma educação de qualidade, saneamento com água potável e iluminação pública. Vai ter um filho da terra, verdadeiramente, na administração pública, com transparência, pelo bem de Ananindeua.

Na última quarta-feira, dia 4 de novembro, o candidato Carlito Begot foi acusado de sequestrar e torturar uma mulher de 44 anos no bairro do Curuçambá, durante uma caminhada. Veja na íntegra a nota de repúdio publicada pela assessoria do candidato:

A campanha “Carlito Begot 55” vem a público manifestar o seu mais veemente repúdio à estratégia baixa e repugnante adotada pela coligação adversária, com a propagação de notícias falsas (Fake News) contra a candidatura de Carlito Begot à prefeitura de Ananindeua.

Causa ainda mais tristeza a exposição de uma senhora vulnerável (tão vítima quanto Carlito Begot) para o intento reprovável daqueles que fazem a política da baixaria e, em razão do notório crescimento da campanha do 55, se veem desesperados pelo fato de que haver´segundo turno em Ananindeua.

Carlito Begot é um profundo defensor das mulheres, marido e pai de quatro filhas, tem como princípio fundamental de vida a defesa inarredável do combate a qualquer forma de violência de gênero e na luta contra o machismo estrutural ainda tão presente na nossa sociedade.

Propõe no seu plano de governo, inclusive, a criação da Secretaria Especial de Mulheres, com a função de garantir a elas uma política integral de proteção, promoção, atendimento, assistência, profissionalização, renda etc.

É crime previsto no art. 339 do Código Penal dar causa à instauração de investigação policial contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente, punível com pena reclusão de dois a oito anos, e multa.

Não vamos ceder às baixarias, às mentiras, nem mesmo às calúnias. O povo de Ananindeua conhece Carlito Begot que é filho da terra, nascido e criado no município.

Seguiremos firmes rumo ao inevitável segundo turno e à vitória do bem contra o mal; da humildade contra a arrogância; da militância aguerrida contra os que cantam vitória antes do fim do jogo”.

Por Lorena Beltrão.

COMENTÁRIOS dos leitores