Juiz cassa mandato do prefeito de Nazaré da Mata

Caso o TRE confirme a decisão do magistrado, o prefeito Nino perderia o mandato. O detalhe é que o filho dele assumiria, já que preside a Câmara de Vereadores da cidade

ter, 09/03/2021 - 10:17 Atualizado em: ter, 09/03/2021 - 13:03
Reprodução/Facebook/nino77oficial Prefeito Nino, reeleito em 2020 em Nazaré da Mata Reprodução/Facebook/nino77oficial

O juiz da 23ª Zona Eleitoral de Nazaré da Mata, no interior de Pernambuco, cassou os mandatos do prefeito da cidade, Inacio Manoel do Nascimento (Solidariedade), conhecido como Nino, e de seu vice, que teriam aumentado o salário dos servidores públicos, “desequilibrando o pleito”.

Reeleito em 2020 com 8.766 votos, Nino tem três dias para recorrer da decisão, o que levaria o caso para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o 2º grau. Nesse período, ele permanece no cargo.

Além de perder o atual mandato, o prefeito de Nazaré da Mata ficaria impedido de concorrer a qualquer cargo público por oito anos, segundo a decisão do magistrado.

Quem assumiria?

Até 2015 havia a possibilidade do segundo colocado nas eleições assumir o mandato, mas a partir de uma mini-reforma eleitoral a regra mudou.

Quem assumiria a prefeitura seria o presidente da Câmara de Vereadores de Nazaré da Mata, Tarciso Rodrigues do Nascimento (PSDB), que é filho do prefeito cassado. Ele teria 90 dias de mandato no máximo, até que sejam realizadas novas eleições municipais.

Confira a decisão na íntegra aqui.

COMENTÁRIOS dos leitores