Covas piora e exames apontam acúmulo de líquido nos órgãos

Prefeito está internado há mais de uma semana fazendo tratamento de quimioterapia e imunoterapia

por Vitória Silva qua, 21/04/2021 - 15:21
Rovena Rosa/Agência Brasil Bruno Covas é prefeito de São Paulo Rovena Rosa/Agência Brasil

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresentou piora no quadro de saúde e novos exames apontam acúmulo de líquido nos pulmões e no abdômen. Ele está internado desde o último dia 15 para tratamento de câncer. Não há previsão de alta e o prefeito segue despachando do quarto do hospital.

As informações foram divulgadas pela equipe médica que assiste o chefe municipal no Hospital Sírio-Libanês, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (21). Segundo David Uip, um dos médicos da equipe, os resultados ficaram prontos na segunda-feira (19) e passaram por avaliação da cúpula.

A presença do líquido ocorreu por causa de uma inflamação provocada pelo câncer que ele enfrenta na região da cárdia, localizada na transição entre o estômago e o esôfago, com metástase em outras áreas do corpo. Covas faz tratamento com drenos desde que deu entrada na unidade médica.

Segundo a equipe, os aparelhos devem equilibrar a quantidade de líquido nas regiões. "O dreno é como se fosse um ralo. Todos temos líquido nessa região, o problema do prefeito é o excesso desse líquido. Você tem uma torneira que está produzindo líquido. O dreno está aí para ficar como um ralo, equilibrando o excesso”, explica o profissional Angelo Hernandez.

Covas segue em tratamento de quimioterapia e imunoterapia. A sua alta estava prevista para o dia 16, apenas 24 horas depois de fazer check-in no Sírio-Libanês, mas a piora causada no quadro adiou a dispensa. Ele também começou a se alimentar via catéter de madrugada, depois de os médicos entenderem que o prefeito necessitava de uma complementação nutricional por causa do tratamento. O prefeito está sendo acompanhado por equipes médicas coordenadas por David Uip, Artur Katz, Tulio Eduardo Flesch Pfiffer e Roberto Kalil Filho.

COMENTÁRIOS dos leitores