Coordenadora do PNI é exonerada do Ministério da Saúde

Francieli Fantinato está entre os investigados da CPI e deve depor nesta quinta-feira (8)

por Kauana Portugal qua, 07/07/2021 - 12:00
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Francieli Fantinato em reunião Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fantinato, pediu exoneração do cargo. A saída da servidora da posição que ocupava desde outubro de 2019 foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (7). Fantinato é enfermeira pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no Paraná, e epidemiologista pelo Programa de Treinamento em Epidemiologia aplicada aos serviços do SUS (EPiSUS).

À frente do Programa Nacional de Imunizações, a ex-coordenadora foi a principal responsável pela definição do calendário vacinal com os imunizantes contra a Covid-19 e também fez a indicação dos grupos prioritários da campanha. Ambas as definições colocaram o Ministério da Saúde no centro de críticas em decorrência da insuficiência de doses e também da dificuldade de estabelecer critérios de prioridade.

Francieli teve a quebra de seu sigilo telefônico e telemático, solicitada pela CPI, mantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão do ministro Alexandre de Moraes. A pedido do senador Otto Alencar (PSD-BA), a CPI também requisitou uma acareação entre a servidora e a médica Luana Araújo, que chegou a ser anunciada como secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, mas não foi nomeada. A enfermeira, no entanto, deve prestar depoimento à Comissão, individualmente, nesta quinta-feira (8).

A edição do DOU desta quarta ainda nomeia o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes para o cargo de diretor do departamento de logística em saúde da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde. A nomeação é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.

COMENTÁRIOS dos leitores