Deputado quer proibir a comercialização da vacina anti-cio

Parlamentar de Pernambuco aponta que 'o uso do anticoncepcional para cadelas e gatas é completamente desaconselhável'

por Jameson Ramos qui, 02/09/2021 - 19:11
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Deputado aponta que cadelas e gatas podem desenvolver câncer Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

O deputado estadual Romero Albuquerque (PP) quer proibir, por meio do projeto de Lei (2514/2021), a comercialização dos medicamentos, injetável ou em comprimido, anti-cio em Pernambuco. Segundo o parlamentar, "o uso do anticoncepcional para cadelas e gatas é completamente desaconselhável". 

Romero aponta que "em quase 100% dos casos, as fêmeas apresentaram precocemente o câncer de mama ou de útero, cistos ovarianos e piometra". Ele diz que o consenso entre a causa animal é que a castração é o método mais seguro e indicado para promover a saúde e evitar doenças. "Mas algumas pessoas recorrem às vacinas anti-cio como alternativa para fêmeas, expondo o animal a riscos que podem levá-lo à morte", pontua. 

Se o projeto for aprovado na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a exceção para a nova regra será quando tais medicamentos forem prescritos por um profissional e utilizados na forma do receituário.

COMENTÁRIOS dos leitores