'Por mim não teria carnaval', observa Jair Bolsonaro

O presidente disse que as consequências do Carnaval de 2020 vieram com o agravamento da pandemia

qui, 25/11/2021 - 11:02
Clauber Cleber Caetano/PR O presidente da República, Jair Bolsonaro Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta quinta-feira (25), que se dependesse dele o Carnaval seria novamente cancelado em 2022. Em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia, o Bolsonaro expôs seu posicionamento ao ser questionado sobre a nova onda de Covid-19 na Europa e se era favorável aos festejos de momo no Brasil. 

“Por mim não teria carnaval. Só que tem um detalhe: quem decide não sou eu. Segundo o Supremo Tribunal Federal, quem decide são os governadores e os prefeitos. Não quero aprofundar nessa que poderia ser uma nova polêmica”, declarou o presidente, voltando a mencionar a decisão do STF que deu autonomia aos Estados e municípios sobre as restrições diante da pandemia.

Ao emendar, Jair Bolsonaro culpou os gestores estaduais e municipais pelas mortes no país. Ele deixou a entender que a realização do Carnaval em 2020 teve como consequência o alastramento da Covid-19 no país.

“Em fevereiro do ano passado, ainda estava engatinhando a questão da pandemia, pouco se sabia, praticamente não havia óbitos no Brasil, eu declarei emergência, e os governadores e prefeitos ignoraram, fizeram o carnaval. As consequências vieram. Chegamos a 600 mil óbitos. E alguns tentaram imputar a mim essa responsabilidade. Não tenho culpa disso. Não estou esquivando, nem apontando outras pessoas. É uma realidade, é uma verdade. Todo o trabalho de combate à pandemia coube aos prefeitos e aos governadores. O que coube a mim? Mandar recursos”, frisou Bolsonaro, que promove constantemente aglomeração de apoiadores em viagens pelo país.

Já quanto ao quadro atual na Europa, o presidente disse que “se tiver outro lockdown no Brasil, em estados e municípios, vai quebrar de vez a economia”.

COMENTÁRIOS dos leitores