Onyx anuncia saída do Ministério pra disputar pleito no RS

Saída está prevista para o mês de março e deve ser acompanhada também de desfiliação do DEM para ida ao PL de Jair Bolsonaro

sab, 05/02/2022 - 14:04
Marcelo Casall Jr/Agência Brasil O ministro Onyx Lorenzoni disputará vaga no Executivo Marcelo Casall Jr/Agência Brasil

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, confirmou na sexta-feira (4) que deixará a chefia da pasta em 31 de março para se dedicar à sua campanha eleitoral no pleito de 2022. Licenciado do Legislativo, o parlamentar deverá arriscar o assento do governo do Rio Grande do Sul. Além da saída do Governo Federal, Lorenzoni deverá deixar o Democratas durante a janela partidária, para se filiar ao Partido Liberal, onde está o presidente Jair Bolsonaro.

"Conversei com o presidente e, no dia 22 de março deste ano, dentro da janela partidária, eu vou assinar a ficha no PL. De certa forma, eu vou voltar para casa, já que os meus dez primeiros anos de vida pública foram dentro do PL. Aí será o pré-lançamento, como determina a lei, da candidatura ao governo do Rio Grande do Sul", disse o ministro em entrevista à BandNews.

O DEM em breve passará a ser o União Brasil, após a formalização da fusão com o PSL, antigo partido do presidente da República e com quem ele possui uma relação de altos e baixos. A janela partidária também prevê dezenas de saídas do PL, após a chegada de Bolsonaro. A janela ocorre em todo ano de eleição e, em 2022, será de 3 de março a 1º de abril. Esse é o período em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais poderão trocar de partido para concorrer ao pleito deste ano sem perder o mandato.

Nesta quinta-feira (4), o Bolsonaro afirmou que 11 dos 23 ministros devem deixar o governo para disputar as eleições. "Dia 31 de março, um grande dia, é um pacotão: 11 saem, 11 entram. Da minha parte, vocês só vão saber via 'Diário Oficial da União'", disse o mandatário, informou a Rede Amazônica. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, confirmou, também nesta sexta, que pretende disputar o governo de São Paulo.

COMENTÁRIOS dos leitores