RJ: Lula é o candidato preferido do eleitor, diz pesquisa

O estudo Genial/Quaest feito com eleitores do Rio de Janeiro foi divulgado neste terça-feira

ter, 22/03/2022 - 11:58
Divulgação/Ricardo Stuckert Lula junto com eleitores Divulgação/Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato preferido do eleitor carioca. A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (22), apontou o petista como o preferido em todos os cenários em que entrou na disputa.

No estudo estimulado, quando os pesquisadores listaram dez pré-candidatos aos entrevistados, Lula (PT) seria conquistou 39% das intenções de votos, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 31%; Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos), aparecem com 5%; André Janones (Avante), com 3%. João Doria (PSDB), Simone Tebet (MDB), Eduardo Leite (que está no PSDB e pode migrar para o PSD) receberam 1%. Enquanto Alessandro Vieira (Cidadania) e Felipe D'Ávila (Novo) não pontuaram. Brancos, nulos e os que não pretendem votar foram 11%. Indecisos representam 4%.

No recorte com cinco candidatos, Lula manteve a liderança com 41% das intenções de voto. A lista segue com Bolsonaro (32%), Ciro Gomes (7%), Doria e Eduardo Leite (2%). Brancos, nulos e quem não pretende votar representam 13%. Indecisos foram 3%.

Pesquisa espontânea - Quando os elegíveis são elencados, o destaque no Rio de Janeiro ficou para o alto índice de eleitores que ainda não escolheram em quem votar, que lidera a lista com 38% das intenções. 

Nesse cenário, Bolsonaro aparece como primeira opção, com 24% dos votos. Na sequência vem Lula (21%), Moro (12%), Ciro Gomes e André Janones (1%). Brancos, nulos e quem não pretende votar foram 2%. Indecisos 12%.

Segundo turno

Na projeção de segundo turno, Lula é visto como o mais provável a assumir o comando do país em todos os cenários em que entrou na disputa. Contra Bolsonaro, Moro e Doria a variação é de 49% e 46%. Enquanto o atual presidente só seria reeleito sem o petista no páreo, com a variação entre 40% e 38% dos votos diante dos concorrentes.

Metodologia- Esta foi a primeira pesquisa realizada no Rio de Janeiro. Ao todo, 1.200 pessoas a partir dos 16 anos foram entrevistadas entre os dias 15 e 18 de março. De acordo com o instituto, o nível de confiança e de 95%, com a margem de erro de 2,8 pontos percentuais.

COMENTÁRIOS dos leitores