MTST orienta militantes a irem desbloquear estradas

Em nota, o MTST diz que sempre esteve nas ruas lutando por direitos legítimos e questiona o que chamou de 'complacência de forças de segurança' diante dos atos bolsonaristas

ter, 01/11/2022 - 12:24
PRF/Divulgação Manifestação em Bezerros PRF/Divulgação

O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) orientou, nesta terça-feira (1º), que os seus militantes organizem manifestações para desbloquear as rodovias brasileiras em respeito ao resultado das eleições. Desde domingo (30), bolsonaristas bloqueiam rodovias em mais de 20 Estados e no Distrito Federal para contestar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao comando da Presidência da República. O presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado na disputa, segue em silêncio desde então.

Em nota, o MTST diz que sempre esteve nas ruas lutando por direitos legítimos e questiona a forma como a polícia vem tratando as ações organizadas por bolsonaristas.

“Nós do MTST sempre estivemos nas ruas lutando por direitos sociais legítimos como casa e comida. Muitas dessas vezes fomos recebidos com tiros, bombas, agressões e prisões. Diante disso, a coordenação nacional do MTST orienta sua militância nos estados a organizar manifestações para desbloquear as principais vias de acesso, exigindo o respeito às eleições. Esperamos ser tão bem recebidos pelas forças de segurança quanto os bolsonaristas estão sendo", diz o texto.

Além de contestar o resultado das urnas, os eleitores de Jair Bolsonaro também defendem intervenção militar, o que é inconstitucional. Uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, ordena o desbloqueio das estradas e o uso das polícias militares.

Veja a nota na íntegra:

"Nos últimos 4 anos, observamos no Brasil a construção de um governo autoritário, fascista. Foram inúmeras as manifestações de desrespeito aos princípios democráticos, com ataques à imprensa, ao livre direito de manifestação, às instituições e ao sistema eleitoral.

Desde domingo, observamos no país travamentos que contestam o resultado eleitoral e pedem intervenção militar. Tais protestos acontecem com a complacência de forças de segurança, como a PRF.

Nós do MTST sempre estivemos nas ruas lutando por direitos sociais legítimos como casa e comida. Muitas dessas vezes fomos recebidos com tiros, bombas, agressões e prisões.

Diante disso, a coordenação nacional do MTST orienta sua militância nos estados a organizar manifestações para desbloquear as principais vias de acesso, exigindo o respeito às eleições. Esperamos ser tão bem recebidos pelas forças de segurança quanto os bolsonaristas estão sendo."

 

COMENTÁRIOS dos leitores