PF prende pastor bolsonarista foragido há cinco dias

Fabiano Oliveira, que se diz vítima de perseguição, dificultou a prisão se misturando a outros manifestantes

por Vitória Silva seg, 19/12/2022 - 09:32
Reprodução/Twitter Fabiano Oliveira, militante bolsonarista, em frente ao 38º Batalhão de Vila Velha Reprodução/Twitter

O pastor bolsonarista Fabiano Oliveira, que é alvo de investigação da Polícia Federal e estava foragido há cinco dias, foi preso em um ato antidemocrático em frente ao 38º Batalhão de Infantaria do Exército em Vila Velha, na Grande Vitória, nesta segunda-feira (19), de acordo com informação da superintendência da Polícia Federal (PF). 

O mandado de prisão já havia passado por uma segunda tentativa malsucedida nesse domingo (18). A informação da prisão é do superintendente da PF no Estado, Eugênio Ricas, que afirmou que o pastor não reagiu à prisão. Fabiano teve a sua prisão preventiva decretada na última quinta-feira (15), sob acusação de integrar milícias digitais e promover movimentos antidemocráticos. Ele dificultou a prisão e continuou a ministrar cultos e dar discursos nos atos. 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o pastor no local e a presença foi confirmada pelo comandante da unidade, o 38º Batalhão. Em um dos vídeos compartilhados por perfis bolsonaristas, o pastor diz que está sendo alvo de perseguição da PF a mando do ministro Alexandre de Moraes. 

Embed:
 

Fabiano ainda diz que na noite anterior, a PF tentou cumprir o mandado de prisão contra ele, mas que os manifestantes que estavam na frente do batalhão impediram o cumprimento da determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Militares do Exército também foram acusados de proteger o preso e impedir que a PF o identificasse em meio aos manifestantes. No entanto, ao site A Gazeta, o coronel Rodrigo Penalva negou a situação. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores