Recepção da China a Lula dá recado ao Brasil e ao mundo

Ao som de “Novo Tempo”, visita presidencial marca novos acordos e parcerias a longo prazo

por Rachel Andrade sex, 14/04/2023 - 17:13
Ricardo Stuckert/PR Xi Jinping e Lula em Pequim Ricardo Stuckert/PR

A chegada do presidente Lula (PT) em Xangai, na última quinta-feira (13), ao som de “Se Essa Rua fosse Minha” emocionou todos que acompanharam o momento. Na manhã desta sexta-feira (14), o líder chinês Xi Jinping recebeu o chefe do executivo nacional em Pequim ao som de “Novo Tempo”, canção de Ivan Lins e Vitor Martins, lançada em 1980. 

Embed:

A letra canta que “apesar dos castigos, estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos”, e a escolha da música para receber Lula mostra como a China vê atualmente o Brasil, e o que espera dos 15 acordos assinados.

Os termos assinados entre os dois países incluem acordos de cooperação espacial, em pesquisa e inovação, economia digital e combate à fome, intercâmbio de conteúdos de comunicação entre os dois países e facilitação de comércio.

A visita de Lula na China tem levantado grandes debates, em especial com as expectativas em relação aos resultados que serão colhidos no futuro. O que é possível ver é uma perspectiva de longo prazo, tendo em vista, por exemplo, a declaração sobre o combate à mudança do clima, firmada nesta sexta-feira.

As parcerias feitas e pensadas para o futuro fazem crer que, de fato, ninguém vai proibir as relações do Brasil com a China, segundo Lula.

COMENTÁRIOS dos leitores