Premiê da Holanda quer falar de Ucrânia com Lula
Lula receberá Rutte no Palácio do Planalto, em Brasília, na tarde dessa terça-feira
O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, está em visita oficial ao Brasil e falou ontem (8) em São Paulo sobre sua intenção de discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a guerra na Ucrânia.
Lula receberá Rutte no Palácio do Planalto, em Brasília, na tarde dessa terça-feira (9) e, posteriormente, deve participar de um jantar no Palácio Itamaraty.
O premiê declarou que quer explicar a Lula por que o apoio à Ucrânia é um tema "existencial" para a Holanda e para a União Europeia.
"Se [Vladimir] Putin for bem-sucedido na Ucrânia, e eu não acho que ele vá ser, não vai acabar aí. As pessoas estão preocupadas com a própria segurança, em Amsterdã, Berlim, Paris e na Europa", reforçou Rutte.
Lula tem defendido a criação de um "clube" de países facilitadores da paz na Ucrânia, proposta da qual falou na sexta-feira passada com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, em Londres. A UE e os Estados Unidos criticaram Lula por ter falado que Ucrânia e Rússia são igualmente culpados pelo conflito no leste europeu.
Rutte chegou ao Brasil junto com uma delegação de empresários e também deve incluir na conversa com Lula o acordo entre o Mercosul e a UE. Já na quarta-feira (10), o governante europeu deve visitar a região Nordeste.
Da Ansa